5.26.2008

Camelo & banda

.


Marcelo Camelo, um dos vocalistas e guitarristas do Los Hermanos, está para lançar seu primeiro álbum solo desde que a banda decidiu "entrar em recesso".

A novidade é que, agora, a assessoria do artista anunciou, em release mandado para a imprensa, que "o músico e compositor Marcelo Camelo está em estúdio finalizando as gravações de seu primeiro disco solo, que será lançado no segundo semestre."

Na sequência, o texto diz que "o álbum, o primeiro de Marcelo após o recesso do Los Hermanos, contou com a participação de dezenas de artistas, entre eles, Dominguinhos, Clara Sverner, Domenico Lancellotti e o grupo paulistano Hurtmold". O anúncio encerra com a informação de que, ao fim deste ano, Marcelo fará uma tour nacional, com datas e locais a serem divulgados no myspace.

***


No myspace do Camelo, de onde vem essa foto aí acima, há duas músicas novas para streaming: "Doce solidão", calminha, levada no violão e voz, melodia assobiável com assobio - e linda; "Téo e a gaivota", instrumental, também levada no violão e voz, com som de mar ao fundo.

As duas faixas, juntamente com "Sapato Novo" do último disco dos Hermanos, parecem apontar para um provável caminho que vinha se delineando nos últimos tempos da banda: mais MPB violão e voz, até Bossa Nova, menos rock.

Parece que quem mais guiava a banda por esta linha era mesmo o Camelo, embora uma possível faixa do álbum solo de Amarante, o outro guitarra e voz da banda, não vai por uma linha tão diferente das de Camelo. Amarante, vale lembrar, também é membro da big band Orquestra Imperial, hoje talvez o melhor show do país, e participou do último disco de um dos principais nomes mundiais do tal folk psicodélico, Devendra Banhart, com a singela "Rosa".

Somando isso tudo com as atividades atuais dos outros dois membros da banda, Bruno Medina, o tecladista, como cronista em um blog no G1, e Rodrigo Barba, o baterista, como membro da boa banda Latuya - que, aliás, tem muito de Los Hermanos - tem-se uma boa idéia do porquê do tal recesso da banda.

***

Camelo lançou dois vídeos que funcionam como clipe para cada uma das duas músicas novas disponíveis; o primeiro é de "Téo e a Gaivota" e mostra ele tocando a música em um fim de tarde praiano no verão de 2007; o segundo é este aqui abaixo, Camelo tocando "Doce Solidão" com crianças do Centro Social do Bairro 6 de Maio, no Rio de Janeiro;



Crédito foto: saladaurbana.blogspot.com

..

2 comentários:

Augusto Paim disse...

"melodia assobiável com assobio". Achei essa ótima! Ehehehehe.

Agora, a foto do Camelo vestido de noiva está assustadora...

Léo, não deixa de falar aqui dos "Marcelo Campelo", "Marcelo Campelo II" e o "Desculpe a sinceridade". São vídeos ótimos pra se discutir o modelo jornalístico de banalização, que esses dias problematizei no meu blog, quando a pauta é quadrinhos, e q agora abri os olhos pro mesmo problema qdo o assunto é música. A infantilização da abordagem! O Amarante diz pro repórter o que nós sentimos vontade de dizer.

Abração!

Augusto Paim disse...

Bah, che, QUE FANTÁSTICO O VÍDEO DO CAMELO COM AS CRIANÇAS!!! O mais engraçado é o jeito que ele faz pra indicar a elas como cantar que nem ele. Ehehehehe.