5.20.2008

Censura

.

No post de segunda feira passada, falei de "Detalhes", em minha opinião a grande música de Roberto Carlos. Citei a ótima biografia do rei, Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César Araújo, este cara sorridente da foto acima.

Que, infelizmente, está fora de circulação desde final de abril do ano passado. Motivo: Roberto Carlos entrou com duas ações criminais e uma civil contra o autor e a editora pelos representantes legais do cantor por violação de privacidade, da intimidade familiar e de imagem.

Houve um acordo entre as partes; Roberto se contentou com a proibição da venda dos livros e não quis as indenizações que pedia em cada ação.


****


Pois eu não tinha noção das nuâncias que percorreram este "acordo", realizado no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, pelo juiz - e compositor - Tércio Pires.

Dentre outros detalhes sórdidos, o juiz posou para fotos ao lado do rei, entregou o seu cd para ele acompanhado das seguintes palavras: "Roberto, por favor, ouça este disco e dê a sua opinião sincera. Este é o meu primeiro CD, já estou gravando agora um segundo, e gostaria muito de ouvir a sua opinião".

Quem conta esta história é o autor do livro, Paulo César Araújo, em uma ótima entrevista dada ao jornalista e blogueiro Ronaldo Evangelista.

Crédito foto: Vitrola.blogspot.com


***

Felizmente, a internet dá um jeito de corrigir a justiça dos tribunais; aqui o livro pode ser lido na íntegra, em formato PDF.

..

Um comentário:

Anônimo disse...

Com a história que contou, Leonardo (aos detalhes), vemos que esse era um juiz marcado pela impessoalidade. Se eu fosse o Roberto aproveitava a ocasião e mandava uma composição inspirada na tietagem jurídica.

Questiúculas processuais à parte, vale a pena consultar outro trabalho do censurado autor. O historiador Paulo César Araújo escreveu um livro sobre o brega. Uma obra enfocando a resistência dos compositores e intérpretes desse gênero popular durante o período militar.

Sim, esses músicos tiveram perseguição política, demonstrará o autor no andamento das páginas. Um artigo Ricardo Schott para o Clique Music comenta sobre "Eu não sou cachorro não"**. Fica então uma dica de leitura para os apaixonados por música.

TRECHO DO ARTIGO
"Um dos trunfos do livro é mostrar a quantidade de músicas censuradas que artistas como Odair José, Waldick Soriano e até Nelson Ned tiveram nos anos 70. Odair, definido galhardamente pelo jornalista Luiz Antonio Mello como "Bob Dylan da praça Mauá", nunca deixou por menos em sua obra: sempre enfocou o mundo que rondava as classes mais populares. A falta de grana, os desejos de consumir, a prostituição (cantada sob o enfoque de um cara que freqüentava a Vila Mimosa, e não pelo "modo de vista" de algum malandro da Lapa), a pílula anticoncepcional, o escândalo nas famílias mais conservadoras... A obra de Odair José é um prato cheio e realmente até hoje fica difícil de entende como é que ninguém ousou estudar Odair em alguma universidade, como grande cronista do cotidiano que ele foi e ainda é. Quem pretende ler um livro sobre MPB que realmente saia dos eixos já deve estar encomendando o seu".

Fonte: http://cliquemusic.uol.com.br/br/Resgate/Resgate.asp?Nu_Materia=3760


** http://www.editorarecord.com.br/detalhe.asp?titulolivro=2352&pagina=&nPaginas=1&busca_tipo=A&busca_palavra=araujo (ficha técnica e sinopse do livro)