5.16.2008

Tocando o prédio

.
"Toque o prédio, por favor"

David Byrne é um sujeito vanguardista por excelência. À frente do Talking Heads, ajudou a tranformar o punk, e a new wave, em uma música altamente intelectual, com letras cínicas/irônicas e experimentações musicais muito além dos três acordes - embora ainda assim pudesse manter a simplicidade quando bem lhe agradava.

No início dos anos 90, soube usar seu talento para achar artistas tão experimentais e ousados quanto ele - e foi assim que descobriu Tom Zé e Os Mutantes e lançou-os pelo seu selo, o Luaka Pop, criando um culto mundial à obra dos nossos conterrâneos que continua aumentando, apesar do deserviço que os atuais Mutantes andam fazendo com essa fama.

Essa introdução toda, um nariz de cera que só num blog se justifica, é para falar da mais nova invenção de David Byrne: o "Playing the building", um tradicional prédio de Nova York que o músico americano transformou em um gigantesco instrumento musical.



Segundo o press release divulgado em seu site, Byrne "transforms the interior of the landmark battery maritime building into an interactive sound installation for all visitors to play"- o Battery Maritime Building é esse da foto acima.

A instalação - que segundo um glossário da Bienal de São Paulo indica "uma manifestação artística que provoca ação direta e inesperada no cotidiano da cidade ou outro local determinado pelo artista" - começa a funcionar em 31 de mao e vai até agosto. No mesmo press release, há uma boa entrevista (em inglês) com o artista. Colo um trechinho aqui abaixo em que ele explica um pouco da coisa:

"Typical parts of buildings can be used to produce interesting sounds. Everyone is familiar with the fact that if you rap on a metal column, for example, you will hear a ping or a clang, but I wondered if the pipes could be turned into giant flutes, and if a machine could make girders vibrate and produce tones.”

****


Não é a primeira instalação do tipo que Byrne faz; em 2005, o mesmo Playing the buildind teve sua vez em Estocolmo, capital da Suécia, no prédio com o nome de Färgfabriken. Dá para ver aqui um vídeo de uma gravação que os visitantes fizeram no prédio; aqui e aqui dá para escutar dois músicos "tocando" na instalação.

Créditos fotos: Davidbyrne.com

..

Um comentário:

Augusto Paim disse...

Che, outro dia (há algumas semanas) vi na tv dum pianista que tocava com o instrumento pegando fogo. Tipo, uma tentativa de pegar o último som antes da degradação total. Não deixa de ser interessante como ato questionador, mas ninguém compraria um cd com a música que saiu. Eheheheh. Também a intenção não é essa.
Abraço.