5.12.2008

Detalles do Rei

.

No Brasil, Roberto Carlos é "o" rei - independente do quê e de quem, mas rei. Começou na bossa nova, foi pra jovem guarda, passou pelo rock, soul, gospel até se aninhar nos cantos religiosos e só sair dali para, eventualmente, mostrar que não é e nunca foi só isso.

Se o "rei" pode ser chamado assim é porque, dentre outras tantas, fez aquela que pode ser considerada uma das mais belas canções da música brasileira: "Detalhes", lançada em disco em 1971.

Conta a recente biografia tirada de circulação pelo próprio rei, "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo César Araújo, que, em uma noite de março de 1971, Roberto Carlos teve uma inspiração, pegou o violão, dedilhou alguns acordes e registrou-os em um gravador. No dia seguinte, ao ouvir a fita, considerou os primeiros versos que havia composto tão ruins que chegou a pensar que havia bebido quando os concebeu. Passou a trabalhar naquela promissora composição e recriou os primeiros versos, desta vez em caráter definitivo: "Não adianta nem tentar me esquecer/ Durante muito tempo em sua vida eu vou viver...".

Mais tarde Roberto ligou para seu parceiro Erasmo Carlos: "Meu irmão, vem pra cá porque pintou uma música que eu acho que não poderemos deixar pra depois". Erasmo viajou imediatamente do Rio para São Paulo, e a dupla passou uma tarde inteira trabalhando na canção até que ela ganhasse contornos definitivos.


Capa do disco "Roberto Carlos", de 1971, de onde saiu "Detalhes"

Assim nasceu "Detalhes". A letra da música é de uma sensibilidade impressionante; trata de um fim de relacionamento sob o ângulo de um homem ferido. Mas, ao contrário de rogar pragas carregadas de ódio cego para sua amada, este homem destila seu rancor sutilmente, contando verdades que poucos perceberiam e menos ainda teriam coragem de dizer. Finalizando cada verso, o mantra "você vai lembrar de mim" é repetido cada vez acompanhado de uma frase distinta, em cada uma o ódio apresentado disfarçado de verdade.

Um dos últimos versos da música, em que o homem da música parece finalizar seu discurso, está o melhor achado da letra, simples e carregado de uma sabedoria que só quem amou, e sofreu por isso, pode ter: Eu sei que esses detalhes/Vão sumir na longa estrada/Do tempo que transforma/Todo amor em quase nada/Mas "quase" também é mais um detalhe/Um grande amor/ Não vai morrer assim".

***

Roberto Carlos também lançou vários discos cantando em outros idiomas, principalmente em espanhol. É na língua de Cervantes que está "Detalhes" no vídeo abaixo:


P.S: O livro de Paulo César Araújo pode ser lido na íntegra, em pdf, aqui.

P.S2: Não tenho como deixar de dedicar esse post a minha namorada Ju, que fez com que eu inúmeras vezes prestasse atenção nessa música.

..

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho que relatar aqui minha admiração ao Rei, "Detalhes" realmente é uma musica que merece ser escutada com atenção pelo menos uma vez por todos que gostam de musica brasileira. Fico feliz que o Leo tenha gostado e que tenha sido influência minha!

Grande beijo amor!

Augusto Paim disse...

Che, a versão feminina de Detalhes é Olhos nos olhos, do Chico. Ehehehe. Eu adoro essa música!
Rende um contraponto aqui, não?