De acordo com uma pesquisa da Associated Press com números da Nielsen Soundscan, dentre os discos de catálogo (lançados há mais de dois anos) que mais venderam nos EUA em 2006, o grande vendedor no gênero rock foi a veterana banda australiana AC/DC (os com cara de mal da foto acima).
Só no ano passado, o disco Back In Black, de 1980, vendeu impressionantes 440 mil cópias - neste ano, o álbum já vendeu mais 156 mil.
Logo atrás vem o Bon Jovi, com sua compilação de hits Cross Road, que vendeu nada menos que 324 mil cópias.
O Metallica vendeu 275 mil exemplares de seu eterno disco negro de 1991, título de catálogo mais vendido desde que a empresa Nielsen Soundscan começou sua medição.
Nevermind, clássico do Nirvana, também foi conceituado: 143 mil discos comercializados. Outra banda que singrou a casa dos seis dígitos foi o Guns n'Roses, que receberam por 113 mil cópias vendidas de Appetite for Destruction, o primeiro disco da banda, lançado em 1988.
_ Outros artistas com vendas fortes de catálogo citados na pesquisa foram U2, Bruce Springsteen, Prince, Celine Dion, Eric Clapton, Elton John e a Dave Matthews Band. Até o decadente rei do pop Michael Jackson também não foi mal: sua coletânea Number Ones, de 2003, vendeu 162 mil cópias.
***
Algumas bandas, porém, não envelheceram tão bem. O disco homônimo do Asia, que dominou as paradas em 1982, moveu apenas 5 mil cópias das prateleiras. Mesma coisa para o álbum de estréia da cantora Whitney Houston, mais vendido de 1986: apenas 7 mil cópias.
Um exemplo é o disco The Soft Bulletin (o da foto abaixo), dos Flaming Lips, que vendeu honrosas 38 mil cópias.
Outro exemplo é o álbum que deu fama definitiva ao Radiohead, Ok Computer, lançado em 1997, que diminuiu em 94 mil seu estoque das lojas.
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário