O preço inicial parece que está em $30.00. Se pelos menos voasse como o do filme...
..
Com a intenção de mapear o cenário musical de Santa Maria, mas sem se descuidar do que acontece no mundo da música, o Cena Beatnik nasceu. Com a intenção de mapear na rede notícias interessantes sobre música e produzir conteúdo à respeito, ele continua. Jornalismo musical com downloads e vídeos também, se isso for possível.
Para ficar numa descrição bem rápida, pode-se dizer que a "The Band" foi uma das grandes bandas do anos 60, responsável por acompanhar Bob Dylan na fase de transição do folk para o elétrico, em 1965 e 1966, e por lançar dois dos melhores álbuns de rock da época - Music from Big Pink (1968) e The Band (1969).
O vídeo acima é de um dos grandes filmes de performances ao vivo, The Last Waltz, gravado por Martin Scorsese em 1978. A música é a que encerra o filme, "I Shall be released", de Bob Dylan, com direito a participação do próprio (em visual hard rock western) e mais Ringo Starr, Neil Young, Eric Clapton, Ron Wood (Faces, Rolling Stones), Van Morrisson, dentre outros convidados especiais.
..
Eu gostei da versão. Em primeiro lugar, porque demonstra algo muito saudável para uma banda: senso de humor. Não se levar (muito) a sério é característica presente nas melhores bandas que já tocaram por aí, não preciso nem citar exemplos para justificar isso.
Em segundo lugar, porque a letra romântica, tão piegas que chega a ser boa, casou bem com a que me parece ser a proposta atual da banda: manter uma certa temática "emo" - ou de letras sobre relacionamentos, porque emo hoje virou palavrão - que é a inevitável base da banda, e, ao mesmo tempo, dar um passo além do rótulo antes que ele o aprisione para sempre, como, por exemplo, parece ser o caso do CPM 22, por mais "diferente" que eles hoje estejam soando musicalmente.
Ao tocar uma versão "rock" de brincar de ser feliz, a Fresno parece dizer: "não somos mais o que vocês acham que nós somos. Veja: estamos até brincando com aquilo que éramos!".
***
Em tempo: a Renuska fez uma resenha sobre o último disco da banda, não por acaso chamado "Redenção". Outro vídeo da Fresno tocando "Brincar de ser feliz" é esse aqui, no pocket show do My Space. A versão é acústica, parecendo mais melancólica que a do vídeo mais acima.Terça-feira passada, Mallu Magalhães apareceu no famigerado Prêmio Multishow - que se orgulha de ser o único em que só a audiência escolhe. Foi "convidada" a tocar uma música do Legião Urbana. Queriam que ela escolhesse uma bem óbvia, como "Faroeste Caboclo" ou "Ainda é Cedo", ou, então, uma que caísse mais no esquema folk da guria, tipo "Eduardo e Mônica".
Mas ela não escolheu nenhuma dessas e sim "Música Urbana", que virou um surpreendente blues-folk na interpretação pra lá de corajosa da Mallu. Virou lugar comum dizer que a guria vai longe, mas eu só acredito agora, depois deste vídeo.
..
1. "Johnny B. Goode," Chuck Berry
2. "Purple Haze," The Jimi Hendrix Experience (1967)
4. "You Really Got Me" The Kinks (1964)
5. "Brown Sugar" The Rolling Stones (1971)
6. "Eruption" Van Halen (1978)
7. "While My Guitar Gently Weeps" The Beatles (1968)
8. "Stairway to Heaven" Led Zepplin (1971)
9. "Statesboro Blues" The Allman Brothers Band (1971)
10. "Smells Like Teen Spirit" Nirvana (1991)