7.31.2006

Albuns Clássicos (1): Kind of Blue, Miles Davis

.






O trompetista Miles Davis (1926-1991) foi, talvez ao lado de Louis Armstrong , o maior nome da história do jazz. Mais do que isso, sua constante vontade de querer inovar o transformou num dos grandes personagens da música do século XX, servindo de modelo, tanto na parte musical quanto na de comportamento, para toda uma geração.

Músico polêmico, inventivo, e por vezes contraditório, Miles começou a carreira ainda no final dos anos 40 tocando o be-bop, gênero que privilegia os pequenos conjuntos e os solistas de grande virtuosismo. Em 1949, com o álbum Birth of Cool, criou o cool jazz, um estilo mais suave e contido do que o bebop.

De meados da década de 50 até os 60, liderou um dos maiores sextetos da história do jazz, com, entre outros virtuoeses no piano, contrabaixo e bateria, o mestre John Coltrane no sax tenor e Julian "Cannonball" Adderley no sax alto. Dessa parceria nasceu o álbum Kind of Blue, que, comprovando a aura superlativa de Miles, é considerado o melhor album de jazz já gravado.

Lançado em 1959 pela gravadora Columbia, o disco tem seis temas, na ordem: So What, Freddie Freeloader, Blue in green, All blues, Flamenco Sketches e Flamenco Sketches (alternative take) .

Apesar de levar uma foto de Miles na capa e o disco estar em seu nome, há espaço para cada músico do sexteto usar de seu talento para solar, solar e solar, sem que isso se torne chato ou cansativo. As improvisações se alternam de maneira tão harmoniosa que, às vezes, nem se percebe a troca do instrumento que está solando - mas daí é porque já se está dentro do clima de suavidade, romantismo e tranquilidade que desde o início a música de Kind of Blue parece instaurar.

Se parasse a carreira depois de Kind of Blue Miles já poderia ser dar por satisfeito. Mas dez anos depois, Miles promoveria outra revolução no jazz: unindo camadas de percussão, teclados, sopros e guitarra, em 1969 é lançado o álbum Bitches Crew, uma mistura pra lá de ousada de jazz com rock que acabou criando um novo estilo: o fusion.







Faixas ;

1 - So What (9:25) - Clique aqui pra baixar.
Um início devagar, com um fraseado de contrabaixo marcante e viciante. Um meio explosivo, com cada instrumento não economizando nas notas para solar. Um final também devagar, com o mesmo baixo sumindo aos poucos, levando todo o resto junto.

2 - Freddie Freeloader (9:49)

3 - Blue in green (5:37) - Clique aqui para baixar.
Romantismo embalado por belos solos de Sax. Coltrane e Cannonball, como que guiando um casal ao amor ainda não descoberto, tocam lentamente cada nota, enquanto o piano e o contrabaixo se encarregam de dar o ritmo, como se estivessem pavimentando o caminho para o entendimento do casal.

4 - All blues (11:35)

5 - Flamenco Sketches (9:26) - Clique aqui para baixar.
Outra faixa mais lenta, romântica, com os saxofones na linha de frente e Miles atrás, como um maestro, conduzindo o grupo.


6 - Flamenco Sketches (alternative take) (9:31)




..

Nenhum comentário: