7.17.2006

Curiosidade (1)

.






O clássico dos Rolling Stones "Sympathy For The Devil" (clique aqui para baixar a música), que apareceu pela primeira vez no álbum Beggar's Banquet, de 1968, foi inspirada no romance “ The master and the margarita”, do autor russo Mikhail Bulgakov .

O livro fala em Satã visitando Moscou nos anos 30 para ver os efeitos da revolução russa. Satã então transforma a polícia em tolos, os poetas em ignorantes e faz os ateus acreditarem em Deus. Santos são transformados em pecadores e Deus é o Diabo.

O romance é uma vasta alegoria sobre a luta entre os poderes do mal e os poderes da luz. O mal está no poder até que os herdeiros da verdade tomam o poder de volta, mas logo começam a imitar aqueles a quem venceram, tornando-se então o mal. Assim o ciclo continua por toda a história humana.

Mick Jagger, vocalista dos Stones, terminou de ler o livro e imediatamente passou a escrever a letra da canção.

****

O cartaz acima é de um documentário de 1968 dirigido pelo cineasta francês Jean-Luc-Godard. De maneira alternada, como dois filmes em um, o diretor faz um relato crítico da efervescência cultural e política do final da década de 60 ao mesmo tempo que acompanha os Stones no estúdio onde gravavam Beggar's Banquet. Não tem edição nacional.

..

Nenhum comentário: