7.06.2006

Macca

.





Paul Mc Cartney é uma figura interessante. A grande maioria dos fãs mais fervorosos dos Beatles escolhe ele como o beatle mais odiado, já que era o mais "comercial" da banda, aquele que melhor sabia aparecer para a mídia e para os fãs. O que ocorria é que, muitas vezes, para estes fãs Paul exagerava; sempre o bom moço, o brincalhão, o diplomata, o que nunca parecia sair da linha. E é sabido que para o rock'roll, sair da linha é necessário, independente de que forma.

Ainda assim, apesar de toda essa postura correta e até chata, estava o principal músico da banda, a mente criadora. Se John Lennon era o espírito, Ringo era o ritmo e George o talentoso solitário, Paul era aquele que criava, o marco zero do processo de composição - que logo depois ganhava os contornos de cada um. Talvez fosse ele a figura mais importante da banda, sem a qual não haveria o estalo inicial extraordinário que fez os Beatles serem os Beatles.

***********

Tudo isso para dizer que o novo CD do Macca, Chaos and creation in the Backyard (a bela capa é a imagem abaixo), é de uma beleza estarrecedora e, de certa maneira, surpreendente. Algo como um líquido milagroso que não parecia mais possível ser extraído,de tanto que foi usado, da velha fonte McCartney.



Passados quase 40(!) anos do fim dos Beatles, a grande voz continua lá, límpida e potente. A maturidade, vilã de muitos da idade de Paul, melhorou ainda mais o excelente músico que ele sempre foi (toca todos os instrumentos no álbum), e trouxe de bônus uma habilidade preciosa de escrever ainda mais letras simples e profundas, que em um utópico Manual para Fazer a Música Perfeita (escrito por ele, claro) deveria ser a primeira e indispensável lição.
O mais incrível de tudo é que Paul, no auge dos seus 64 anos, assim como no tempo dos Beatles, ainda seja aquele cara que mais consegue chegar próximo da dita "música perfeita" produzida.Um dos poucos neste mundo que falar "Esse cara é foda" nunca vai ser suficiente.


Um trecho do release da EMI, que lançou o disco, traz mais detalhes sobre o álbum:

Chaos And Creation In The Back Yard, a 20ª gravação de estúdio de Paul desde os Beatles, marca o fim de um hiato de quase quatro anos desde seu último álbum de estúdio em 2001, Driving Rain. O novo disco de 13 faixas foi co-produzido por Nigel Godrich (Radiohead, Travis e Beck) e McCartney e gravado em Londres e Los Angeles nos últimos dois anos.

O disco é uma mistura de clássicos empolgantes de piano de McCartney como 'Fine Line' e 'Promise To You Girl' e faixas mais introspectivas como 'At The Mercy', 'Too Much Rain' e 'Riding To Vanity Fair'. Um dos muitos destaques é uma faixa intitulada 'Jenny Wren', que Paul descreve como "filha de Blackbird", assim como 'Follow Me', que McCartney estreou no Glastonbury Festival, durante sua turnê européia de verão em 2004.

Mas não haveria Chaos And Creation In The Back Yard não fosse a sugestão do lendário produtor dos Beatles Sir George Martin. Familiar com os méritos de Nigel e seu desejo de trabalhar com um artista estabelecido, Paul fez o convite que finalmente os uniu no estúdio. A colaboração parecia improvável e então começaram os rumores. Que tipo de disco McCartney estava fazendo?

"Não queria apressar esse disco", diz McCartney, que apesar de repetidas inquirições, compromissos de turnê e pressão de sua gravadora, conseguiu manter o foco. "Acho que a espera valeu a pena. A música tornou-se mais interessante com o tempo e estou muito orgulhoso do que fizemos."


Tracklist (algumas, tem o link para baixar a faixa)


1 - Fine Line (3:05)

2 - How Kind Of You (4:47)

3 - Jenny Wren (3:47)- A "filha" de Blackbird

4 - At The Mercy (2:38)

5 - Friends to Go (2:43)- Em homenagem a George Harrison (a letra fala I've been waitin on the other side).

6 - English Tea (2:12)

7 - Too Much Rain (3:24)

8 - A Certain Softness (2:42) - Quase um samba. Ou melhor, um samba a lá McCartney

9 - Riding To Vanity Fair (5:07)

10 - Follow Me (2:31)

11 - Promise To You Girl (3:10)

12 - This Never Happened Before (3:26) - Uma das mais introspectivas, piano, voz, orquestração, e uma guitarra acolá

13 - Anyway (3:50)



Duração Total: 46:54

..

Um comentário:

Augusto Paim disse...

Tchê!

Duas coisas: curti bastante o visual preto-branco do teu blog. Te falei um dia que isso favorece as idéias, né, segundo o Scott McCloud, autor do "Desvendando os Quadrinhos". Poxa, tudo a ver com a proposta do teu blog. Não sei se é tua intenção seguir com as fotos pb, mas até agora tá condizente com os textos (o que não quer dizer q fotos coloridas ficariam ruim no blog, só que produziriam outro sentido).

Segundo: gostei do lance da diagramação. Aquele "." antes do post... Jóia mesmo! É, no mínimo, moderno. E limpo, ajuda a visualização.

Segue o baile!!!

Abração!!!