7.20.2006

Reportagem (4): Rock'roll em videoclipe

.




Do curta santa-mariense Rock’roll nasceu o videoclipe “As coisas que eu te disse ontem”, da banda gaúcha Vera Loca


No intervalo da primeira noite do 5º Santa Maria Vídeo e Cinema (festival de curta-metragens que acontece na cidade uma vez ao ano, em julho), o burburinho no hall do Teatro onde os curtas foram exibidos eram todos praticamente no mesmo tom : "como tão bons os curtas locais desse ano". Um dos seis curtas que já havia sido exibido e que causou a boa impressão ao público foi "Rock'roll", produzido no curso de Extensão em Cinema Digital da UFSM, e que na última noite do festival ainda acabou com os prêmios de melhor edição, melhor ator, melhor direção de arte e melhor direção de fotografia, todos na mostra de Santa Maria.


"Rock'roll" foi escrito e dirigido pelo estudante de Desenho Industrial da UFSM, Luis Fernando Rodrigues (mais conhecido como "Amarello"), baseado num conto do escritor local Márcio Grings. Uma das formas mais sucintas de resumir a história do curta poderia ser: homem conhece garota e se ilude. Mas como essa frase pode ser sujeita as mais variadas (e equivocadas)interpretações, um melhor resumo da história é: "Elmo, um aspirante a escritor, conhece uma garota num bar e depois de uma parte da noite junto dela, não a vê novamente por um tempo. Tenta achá-la no mesmo local, mas ela não está lá; há anos sem beber, desiludido, ele encontra na bebida um afago para os seus sentimentos atingidos".


Como era de se esperar, a referência do título do filme está presente em cada minuto do vídeo - a casa de Elmo, por exemplo, decorada com vários pôsters, cartazes e Lp’s de grandes nomes do rock, é um verdadeiro altar ao gênero. A trilha do curta tem clássicos de ícones como Jimi Hendrix e Bob Dylan, mas também bandas nacionais, como a Casa das Máquinas (da música “Casa do rock’roll”, presença certa em uma conhecida boate estudantil da cidade) e a Vera Loca, que entrou com “As coisas que eu te disse ontem”, do mais recente álbum do grupo, “Distúrbios de Amor e Rock’roll. Amarello explica melhor como a música surgiu no curta:

“ Eu já tinha contato com o Fabrício, vocalista da banda, desde que ele morava em Santa Maria. Antes de ficar pronto o novo Cd, escutei algumas músicas, e fiquei com essa na cabeça. Em outra vez que tive com o Fabrício, ele me mostrou a versão final de “As coisas...”, e daí eu e a Luísa (diretora de arte), que também estava junto, escutamos e foi instantâneo assim... sabe quando tu tem o filme e fica imaginando as trilhas possíveis?”




Nos bastidores, Amarello ensina o ator Fabrício Moser a tocar guitarra em uma cena do curta



Presença confirmada da música no curta, a idéia do clipe surgiu depois das gravações, já na ilha de edição. O diretor explica:

“Eu e o Bruno (que editou o vídeo) estávamos mexendo na parte que tem a música como trilha, e, de brincadeira, resolvemos colocar alguns inserts de imagens aleatórias. Como ficou legal, surgiu a idéia de fazer um clipe para eles, só que também com trechos da banda tocando ao vivo. Chamamos o pessoal da Vera Loca, eles deram o aval, e quando teve show por aqui, conseguimos uma câmera com o Sérgio Assis Brasil (professor do Curso de Extensão em Cinema da UFSM) e gravamos as imagens. Quando terminamos de editar o curta, finalizamos o clipe também”.


A banda Vera Loca (formada por Fabrício Beck nos vocais, Mumu no baixo, Hernán Gonzalez na guitarra, Diego Dias no teclado e Leandro Schirmer na bateria) gostou do que viu; apesar disso, como a música de trabalho da banda é “Suadinha”, o clipe de “As coisas que eu te disse ontem”, pelo menos por enquanto, vai ficar guardado. “Fica como um registro, foi o primeiro videoclipe que eles gravaram” finaliza Amarello.



O vocalista da Vera Loca, Fabrício beck, soltando a voz no show gravado na boate Peoples, em Santa Maria.




O clipe ele está disponível no you tube. Clique aqui para ver.
Quem ficar ligado no programa "Papo Clip", da TV Com, canal 36 da Net, pode também se deparar com o clipe.


- Jornal A Razão, 20 de julho (com modificações) -


Fotos: Daniel Petry


..

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela matéria!
e viva o rrrrrrrrrrock!
hehehe
bjkssss

Anônimo disse...

Gostei das fotos desse cara aí! hehe