6.04.2008

RIP

.Bo e sua característica guitarra retangular


Segunda-feira dia 2 de junho, anteontem, morreu Bo Diddley, que nas palavras de Ben Ratliff do NY Times, deu ao rock sua batida.

Ao lado de nomes como Chuck Berry e Little Richard, Diddley foi um dos pioneiros, ainda na década de 1950, na transição do blues e R&B para um estilo que fosse mais palatável aos ouvidos dos brancos americanos: o rock'roll.

Num Estados Unidos ainda tomado pela divisão racial entre brancos e negros, Diddley e seus comparsas travestiram de branco-pop estilos tradicionalmente negros; com isso, não só ajudaram a dar forma a uma das principais manifestações culturais dos nossos tempos, como também deram uma guitarrada na cara dos que dividiam música por cor.

Tinha 79 anos. Morreu de falência cardíaca em sua casa em Archer, Flórida.

Abaixo vai uma das canções mais conhecidas de americano nascido no estado do Mississipi , "Roadrunner", inúmeras vezes regravada, como boa parte do seu reperório.

Aliás, antes do vídeo: vale uma conferida aqui, na seção covers versions and tributes, as inúmeras músicas de Bo que outros regravaram. Há algumas que suscitam exclamações do tipo: "mas eu sempre achei que essa música era original do(a) artista!".

É, poisé...

Credito foto: bo-diddley.com


..

Nenhum comentário: