6.11.2008

O (video) blog do Caetano

.

Caetano Veloso lançou no início deste mês um blog - na verdade, um blog onde cada post é um vídeo em que ele próprio se filma.

O blog faz parte do atual projeto de Caetano, Obra em progresso, uma série de shows que ele fará por todo este 2008 no Rio de Janeiro como uma espécie de laboratório de composição para o seu próximo disco.

Nas palavras de Hermano Vianna - conhecido "antropólogo musical" do Brasil, também um dos criadores do site Overmundo - que apresenta o blog:

"Obra em Progresso, série de concertos realizados no Rio de Janeiro por Caetano Veloso durante todo o ano de 2008, é oportunidade inédita para o público acompanhar de perto o processo criativo de um dos maiores artistas brasileiros. Canções que acabaram de ser compostas são apresentadas no palco e aprimoradas em shows diferentes a cada semana. "

E nas palavras de Caetano:

"O ponto de partida foi desenvolver os tratamentos do ritmo de samba na guitarra elétrica, sugerido pelo modo como Pedro Sá cria “riffs” com sonoridades refinadas. As novas composições, em que comecei a trabalhar no verão em Salvador, serão concebidas tendo em vista esses experimentos rítmicos. Meu desejo é ir mostrando semanalmente o progresso desse trabalho. Não se trata, porém, de ensaios abertos. São shows.

No vídeo abaixo, uma amostra de como funciona os posts do blog; neste, ele comenta uma das músicas recém-saída do forno do Obra em Progresso, "A Cor Amarela".


Crédito foto: Flickr Samuel Kobayashi
..

Um comentário:

Augusto Paim disse...

Eu estava escutando "Alegria, Alegria" agora há pouco... Esta semana fiz entrevistas sobre a Ditadura fora do eixo Rio/São Paulo. Esse é o clima do contexto.

Agora vejo o vídeo do Caetano, e me assusto: como o tempo passa, meu Deus!