12.15.2006

Reportagem (16) : O novo Macondo

.





Última atividade do bar na rua Floriano Peixoto é hoje. Novo bar pretende reabrir no fim deste mês.


Depois de cerca de 20 meses de atividade, o Macondo Lugar, nome oficial da hoje conhecida “casa verde da Floriano”, vai trocar de lugar. A partir do final de dezembro, o bar vai funcionar na rua Serafin Valandro, entre a Venâncio Aires e Andradas (veja fotos).

Num espaço maior, o novo Macondo terá novidades: no primeiro andar, funcionará um bar nos moldes tradicionais que abrirá às 19h, com mesas e som ambiente. No segundo piso, interligado com o 1º, ficará o espaço para show, que vai abrir por volta das 23h. No subsolo, um conjunto de bandas associadas ao bar vai administrar um pequeno estúdio para ensaios, e o selo de roupas Rock Horrível, que em alguns shows já montava sua banquinha no local da Floriano, agora vai ganhar um lugar fixo, aberto do início da tarde até por volta das 21h.





A justificativa da mudança é contada por Jeff, um dos sócios do local:
_ Quando assinamos o contrato já sabíamos que teria de deixar o atual endereço em cerca de 20 meses. Como a gente não gosta de ficar parado, partimos para um outro lugar - diz.
O prédio atual será devolvido aos donos e, possivelmente, demolido. Desde já fica a lembrança de um lugar que, praticamente sozinho, criou uma "cena" alternativa na cidade, seja com shows de bandas interessantes do país ou mesmo festas com temáticas bastante diferente do que Santa Maria estava acostumada a sediar. O mérito do pessoal do bar também vai no sentido de não ter preconceito com festas/pessoas que praticamente toda uma sociedade "tradicional" ignora e, na tentativa de escondê-la como faz com seus ditos problemas, os trata como párias. A expectativa é de que, o bar continuando com a mesma proposta mas funcionando noutro local, Santa Maria até se acostume com esses párias e, aos poucos, vá perdendo o preconceito em categorizar em mais e melhor aqueles semelhantes da "classe" ou "grupo" a que cada um pertence.






Macondo Circus 2 - A segunda edição do Circus acontece neste final de semana no balneário Parque Serrano, em Itaara. Evento síntese das festividades do ano do Macondo, nesta edição o festival contará com shows de 12 bandas locais e uma nacional, o Bad Cock, do paulistano Hansen, ex-integrante da banda santista Harry. Além disso, haverá uma tenda com o melhor das festas mais tradicionais do bar, como a Fetish Fest, Clube da Criança Junkie (música dos anos 80 e início dos 90), Bela Lugosi is Dead (metal, gotic-rock) e Galo preto (música brasileira), dentre outras. O início do evento está marcado para o sábado à tarde e as linhas Jardim da Serra e Lourenci mantêm ônibus para o balneário até as 23 horas de sábado. O balneário fica a 300m da faixa e tem amplo espaço para estacionamento e camping.

Confira a relação das bandas santa-marienses que vão tocar no evento: TSF, Red House, Palo, Jokers, Tranze, Sapato Vermelho, Crema, Scarpast, Exumados, Sálvia, Voodoo e Daniel Rosa.

-Jornal A Razão, 14 de Dezembro de 2006-

..

2 comentários:

Augusto Paim disse...

Entrei no blog pra ler sobre o Macondo, aí resolvi ler também o Lobão, e depois a Agente Six. Só parei quando cheguei na Nocet, pq eu já tinha lido!
Tchê, parabéns. O blog segue firme e forte e de alta qualidade!

Banlieue disse...

temos que nos pexar lá pelo novo Macondo, mas enquanto ele não abre, lê lá no Sporrus Literarius a poesia do campeão do Mundo...

Saudações coloradas