8.11.2006

Reportagem (7): A Lactuca cresceu

.




Passados alguns anos do estouro nas rádios da cidade, a Lactuca Sativa hoje é uma banda bem diferente daquela do início desta década



Enquanto as paradas mundiais começavam a se saturar com as “boys & girls bands” e o Brasil inteiro presenciava o auge dos Raimundos com o “MTV ao vivo”, o final de 2000 e o início de 2001, para uma parte dos estudantes de Santa Maria, foi a época da Lactuca Sativa. Os versos “Eu vou contar para a sua mãe, eu vou contar para a sua mamãezinhaaa”, da música Dedo Duro (clique aqui para escutar), eram dos mais ouvidos por aqui, seja nas rádios locais ou nos shows pela cidade. As letras juvenis retratavam o cotidiano de toda uma geração recém iniciada na Internet, e a música, normalmente rápida e simples, era a trilha sonora feita na medida certa para a rebeldia “fuck you” sem propósito algum. Em meados de 2001, saía pela gravadora Sonare o primeiro disco da banda, “É pra comê ou pra levá?”, que já no título sugeria zoação com a frase mais escutada por quem comia X pela cidade.


Mas passa-se algum meses, e a popularidade de outrora diminui. Surgem os contratempos; o vocalista e guitarrista Batata sai da banda e é duplamente substituído pelo guitarrista Fernandinho, que já fazia parte da equipe técnica da Lactuca há algum tempo, e pelo vocalista Ted. Com essa formação, no final de 2004 é lançado o segundo álbum, “Outro Mundo”. Desde o título, passando pela capa e, logicamente, pelas músicas, o novo disco é diferente: o cotidiano adolescente expresso em músicas simples e divertidas cede o lugar ao pop/rock de arranjos mais elaborados e letras românticas.


A faixa de abertura do álbum novo, som de verão (clique aqui para ver a letra), é bem tocada nas rádios, e a banda continua a fazer shows pela região. Mas o fim de ano passado reserva outra mudança: o vocalista Ted vai embora de Santa Maria. Zé, que era roadie, assume o violão e os vocais em alguns covers, deixando a voz nas canções da banda para o guitarrista Grota, da formação original que gravou o primeiro disco.


*

É essa Lactuca Sativa, mais madura e sentada numa mesa de um conhecido boteco de Santa Maria, que hoje tenta explicar que sim, eles evoluíram:
_ Foi uma mudança natural, já que na época do primeiro disco nos tínhamos só 14 anos. Mas por a gente ter tido esses contratempos com os vocalistas, o público de Santa Maria ainda não conhece muito essa evolução da banda – explica o baterista Bito, 22 anos, que juntamente com Grota, 21, e Fábio (baixo), 20, está desde o início da trajetória da Lactuca, em 98.



Bito, Fernandinho, Zé e algumas cervejas durante a entrevista




Apesar do segundo disco ser conhecido por muita gente na cidade, a imagem da banda que persiste em Santa Maria é a da época do primeiro álbum, que ainda contava com o vocalista Batata. Desde 2004, os shows em Santa Maria ficaram mais escassos, mas ainda assim eles continuam se apresentando em cidades da região, como Júlio de Castilhos, São Pedro e Alegrete. O repertório diversificou e passou a ter mais cover também: além das músicas próprias, eles tocam TNT, Cascavelettes, Kiss e Bandaliera, entre outros.


Passado todos os contratempos, a banda agora corre atrás de contatos para mais shows. O objetivo é um só: mostrar a evolução da banda e tentar, aos poucos, desfazer a imagem antiga da banda.

_O nosso primeiro cd está guardado na gaveta quase, ainda não foi bem divulgado por aqui - finaliza Fernandinho.

Contato: (55)81199998
Site: www.lactucasativa.com.br



- Jornal A Razão, 10 de agosto de 2006(com modificações) -

Fotos: João Gabriel Morisso

..

2 comentários:

Anônimo disse...

ae leonardo, valeu a entrevista cara.
ficou mto massa. show de bola.
nos falamos por aí.

abraço.

Anônimo disse...

Esse fotógrafo aí é gente boa