8.14.2006

Clássicos Gaúchos(1)

Dois clássicos de músicos gaúchos:







Graforréia Xilarmônica - Amigo Punk (clique aqui para baixar)

Praticamente o hino rio-grandense em versão porto-alegrense, aqui na primeira vez que apareceu ao mundo em CD, em 1995, lançado no primeiro álbum da Graforréia Xilarmônica, Coisa de Louco II.

Composta por Frank Jorge e Marcelo Birck, os dois cabeças da banda que ainda contava com Alexandre Ograndi na bateria e Carlo Pianta na guitarra, "Amigo Punk" é uma misturança de ritmos, como bem fazia a Graforréia: pega elementos da música gaúcha tradicional (como a introdução "milongueira"), mistura com uma balada pop levada no violão, voz e bateria, e acrescenta uma letra falando de lugares que qualquer porto-alegrense conhece - tudo isso com aquele espírito de "xinelagem" que a banda tão bem imprimia em suas músicas.

A novidade é que a banda, desde o fim do ano passado, voltou às atividades com a sua formação clássica (Pianta nas guitarra e vocal, Frank Jorge no baixo e vocal e Ograndi na bateria). O resultado dessa volta, por enquanto, poderá ser visto num CD ao vivo com 14 músicas que a banda já gravou e está em fase final de mixagem. Um dos produtores é o renomado Kassin, que comandou as gravações dos últimos álbuns do Los Hermanos. Mais detalhes no diário do guitarrista Carlo Pianta, que, assim como toda a banda, é colorado e está em êxtase pela fase que o Inter está vivendo.


(A foto é do livro Gauleses Irredutíveis, literatura essencial sobre o rock gaúcho. Da esquerda para a direita, Pianta, Frank Jorge, Ograndi e o ex-roadie Z)

..








Nei Lisboa - Cena Beatnik (clique aqui para baixar)

A música que dá nome a este blog está no sétimo álbum de Nei Lisboa, de 2001. Conhecido da cena musical gaúcha desde o início dos anos 80, o cantor e compositor tem em "Cena beatnik" uma boa amostra de seu trabalho: uma melodia simples, quase pop, é recheada de versos inteligentes, com várias "sacadas" das mais complexas e interessantes.

Nei Lisboa, de 47 anos, sempre viveu em Porto Alegre, e apesar de seu talento ter condições de ganhar o Brasil (e oportunidades para estourar em todo o país ele teve inúmeras no final dos anos 80), nunca quis sair de seu mundinho tranquilo do bairro Bom Fim, falando do seu quintal sim, mas sendo universal o suficiente para ser compreendido - e admirado - por gente de qualquer lugar do planeta.


...

5 comentários:

Anônimo disse...

Definitivamente porto alegre é muito insipradoura, tá certo ele (Nei Lisboa) em não querer sair de lá...

Anônimo disse...

Amigo Punk ja' existia bem antes do Coisa de Louco II... ela ja' tava na lendaria demo Com amor muito carinho de 1988.

Leonardo disse...

É, Indrusiak, tu tá certo. Mas é que apareceu em CD pela primeira vez no Coisa de Louco II, faltou eu colocar isso.
Valeu pela correção, cara!

Gisa Simpson disse...

olá... ´desculpa incomodar... mas será que é possivel atualizar os links das músicas? Eu estou tentando desesperadamente baixar essas musicas e o unico lugar q encontrei foi aqui... É... eu poderia usar o emule, mas estou na italia, há um problema com meu roteador e eu nao consigo configurá-lo... por favor! por favor! por favor!

Gisa Simpson disse...

Ohhh...oh.... obrigada, obrigada, obrigada!!! Você é um amor!!!!!!!!!

PS: Sou fã de Cortázar também!
PS2: Vou colocar um link no meu blog pro seu, tá?

Beijinhos!