8.21.2006

Clássicos Gaúchos(2)

.




Dos primórdios do rock gaúcho, o Liverpool


No longíquo ano de 1969, enquanto o rock nacional crescia e aparecia com Os Mutantes, cinco jovens gaúchos moradores do bairro do IAPI, em Porto Alegre, lançavam um dos pilares do ainda nem nomeado "Rock Gaúcho": "Por Favor Sucesso", do Liverpool.


Misturando rock tradicional com pitadas generosas de psicodelia (que estava no seu auge) e do recém criado Tropicalismo - o clássico álbum "Tropicália ou Panis et Circenses foi lançado quase um ano antes - "Por Favor Sucesso" ainda hoje é reverenciado como um dos grandes álbuns da psicodelia brasileira, disputado a tapas por colecionadores, já que o álbum original, editado pela extina gravadora Equipe, teve pouquíssimas cópias vendidas antes de sair de circulação.

O lado bom é que os poucos que escutaram o álbum na época acabaram por formar bandas, o que tornou o Liverpool uma influência constante para toda a geração que pariu o dito rock gaúcho. Entre 1973 e 1976, com o fim da banda, os próprios integrantes Mimi e Marcos Lessa(guitarras), Edinho Espíndola (bateria) e Fughetti Luz (vocal) subsitituíram o baixista Pekos Santana pelo carioca Renato Ladeira e formaram uma nova banda, a também lendária Bixo da Seda, que gravou um LP lançado em 1976, com participação do guitarrista gaúcho Claudio Vera Cruz.

Faixas:

1 - Por Favor Sucesso ( baixe aqui)

Rock'roll dos bons, a faixa-título foi vencedora de um concurso de música na UFRGS, o que levou a banda ao centro do país para alguns shows em festivais locais. As duas guitarras estão afiadas, ligeiras, psicodélicas, e a voz de Fughetti soa límpida e imponente. A letra mostra um pouco do bom humor e sarcasmo que seria quase o DNA (principalmente para o pessoal de fora do estado)do rock gaúcho produzido algumas décadas depois.

2 - Que Mania (baixe aqui)

Mais tropicalista, tem forte influência dos Mutantes, principalmente na letra com alguns toques "engraçados".

5 - Blue Haway (clique aqui para baixar)

Lembra bastante rock inglês - até coisas novas que vieram quase três décadas depois como Radiohead, principalmente no início. Balada psicodélica com um solo cheio de efeitos de pedal (wah-wah, distorção)

6 - Você gosta (escute aqui)

Rock lento, com a segunda guitarra solando (cheia dos efeitos também) durante quase toda a música. Tem um ritmo lento e gostoso que lembra até jazz - principalmente na cozinha baixo e bateria.

7 - Olhai os Lírios do Campo (clique aqui para escutar)

Talvez a melhor do álbum, e com certeza a mais psicodélica. Um trechinho da letra serve como exemplo da "viagem":
"olhai o orifício frontispício o ofício do motor,
olhai o motorista a guerra fria o vício de uma tarde
olhai olhai, os dedos já pesam demais
e os dados rolaram na mesa, olhai
"

9 - Planador (escute aqui)

Lembra bossa-nova, mas é rock. Algo como uma bossa-rock, se existisse esa definição.

11 - Impressões digitais (clique aqui para baixar)

A mais rock'roll, com trechos de guitarra distorcida no talo. A letra :
"Andei seguindo a sua pista até o cigarro chegar ao fim
e do meu carro avistei o horizonte das paredes
suas impressões digitais, suas impressõs digitais"



..

Nenhum comentário: