10.23.2008

Virou fenômeno mesmo

.

Escrevi o primeiro post sobre a Mallu Magalhães em 27 de janeiro desse ano, motivado pela ebulição em torno dela que se dava na época. Veja só como que era parte do texto:

"
Esta simpática garotinha se chama Mallu Magalhães, tem 15 anos, e chamou atenção do público paulista dias atrás. Motivo: ela fez o show de abertura da incensada banda Vanguart. Muitos dizem que o show da guria foi melhor que a da banda principal. Outros já estão comparando a moça com a inglesa Lily Allen, como se Mallu fosse uma versão sem drogas nem álcool da inglesinha, que, aos 22 anos, anunciou que está grávida.

Mas, bem, o que Mallu toca afinal? Um pop-rock com pitadas de folk, com canções em inglês e português. Para sua idade Mallu até que canta bem; as composições também são interessantes. Numa palavra: a guria é promissora.


"
Claro que as comparações com Lily Allen, assim como com Juno, só surgiram na ânsia de querermos comparar com algo já conhecido o que ainda não é. Mas veja bem: isso foi escrito no final do primeiro mês deste ano, quase 9 meses atrás. Não parece muito mais tempo?

**


Nesse quase 9 meses, as músicas de Mallu multiplicaram-se, junto com sua fama e sua conta bancária - com direito a música em comercial de operadora de celular, indicações para prêmios da Multishow e da MTV, participação em programas de televisão dos mais diversos, matérias nas capas dos cadernos de cultura dos principais jornais do país e parceria com Marcelo Camelo em Janta, do novo disco do hermano (que aparece junto dela no desenho logo acima, feito pela própria Mallu).

Mallu virou fenômeno, midiático e musical. Até transformou-se em "Case" na música brasileira desta década: de apenas quatro músicas no My Space e abrindo shows pro Vanguart ela pulou pra "grande revelação da música brasileira do ano", com direito à convite de grande gravadora (recusado) e gravação do 1º disco com Mário Caldato Júnior, produtor de gente como Beastie Boys, Jack Johnson, Bebel Gilberto, Marisa Monte e Seu Jorge.

**


Quer saber como se deu alguns detalhes dessa ascenção vertiginosa de Mallu no meio musical brasileiro? Leia aqui um excelente perfil dela, escrito por Armando Antenore e publicado na Revista Bravo.

O que eu resumi em um parágrafo ali tá tudo explicadinho, com direito à apresentação dos personagens que giram em torno de Mallu, como o seu pai, Dudi, 47 anos, músico frustrado e engenheiro civil; Mané, 18 anos, melhor amigo de Mallu e "facilitador" da moça; Jorge Moreira, 41 anos, dono de estúdio que virou baterista da banda que a acompanha; e Rossato, 34 anos, ex-guitarrista da Bide ou Balde, publicitário e atual empresário dela.

**

Mallu, sua banda e o produtor Mário Caldato (batizado de "marioca" pela moça)


Mallu já terminou de gravar seu primeiro disco, que foi produzido de forma independente, com o dinheiro que ela ganhou daquela operadora de celular. Como consta nesta matéria do O Dia online, ela escolheu gravar com aparelhos analógicos, expediente comum àqueles que querem dar uma roupagem "antiga" em seu som.

O disco ainda não teve seu lançamento oficial confirmado. Mas como não poderia deixar de ser, algumas músicas estão disponíveis no Myspace dela. E resenhas já andam saindo sobre ele: essa aqui saiu na mesma Bravo do perfil acima, escrito pelo competente jornalista José Flávio Júnior.

Eu ainda não escutei o disco inteiro, nem o achei para baixar (quem souber de link, avisa). Mas pelas músicas que escutei, dá para dizer que é coisa boa. Noil, citada na resenha da Bravo como a "mais impactante das 14 [duas em português, o restante em inglês] registradas no début", é bastante impressionante; lenta, arrastada, melancólica e muito boa, tudo muito surpreendente para uma moça de 16 anos.

Quem quiser escutar algumas das já mais de 40 (!) músicas que Mallu compôs, pode clicar aqui; muitas estão em versão ao vivo, mais toscas e incompletas que o registro em estúdio, mas valem uma audição. Aqui abaixo tá o clipe oficial de Tchubaruba, dirigido por Macau Amaral.



Créditos fotos
1, 2, 4: myspace/mallumagalhães
3: Revista Bravo

..

Um comentário:

Augusto Paim disse...

Estou curioso para no fuuro conhecer a Malu Mulher. Eheheh.