10.13.2008

Cartola Blues

.
Nesses últimos dias, muito se falou de Cartola, que completaria 100 anos no último sábado, 11 de outubro. Que o cara é um gênio da música brasileira creio que não há dúvida. Mas eis que vejo uma boa pauta para conversa de bar: Cartola foi no Brasil o único equivalente aos pioneiros do blues do Mississipi.

Quem trouxe a interessante comparação é o Bruno Galera em seu blog. Para ler o post, clique aqui.

..

Um comentário:

Willian Araújo disse...

Acho o Cartola o maior de todos... Um pobre negro sem estudo que fez as mais lindas poesias do samba brasileiro. Analógicamente... considero ele até mais que qualquer precursor do blues (meu estilo musical predileto). Eles enfrentaram situações semelhantes aos morros brasileiros. Entretanto, desafio alguem a encontrar um bluseiro com letras tão refinadas quanto as de Cartola.
Acho que temos Bezerra da Silva que pode sim ser comparado aos precursores do Blues. Principalmente a LeadBelly, que também teve muitos problemas com a polícia.
Bezerra, assim como esses bluseiros, narrava situações cotidianas. Faziam música com suas alegrias e desgraças. Já Cartola fez mais que isso: pegou os elementos do morro e transformou em poesia pura.

Abraços!

P.S.: Boa discussão para um bar! hahaha!