9.17.2008

RIP Rick Wright

.

Morreu na última segunda-feira Rick - ou Richard - Wright, tecladista e vocalista do Pink Floyd. Foi um dos membros fundadores da banda, lá em 1967; demitido e readmitido nas gravações de "The Wall", de 1979, quando Roger Waters já assumia tiranicamente o controle da banda; demitido de vez nas gravações de "The Final Cut", de 1982, onde o Pink Floyd tinha virado tão só uma banda de apoio para Waters; e readmitido nas gravações de "A Momentary Lapse of Reason", de 1987, quando Waters não mais fazia parte e David Gilmour era quem liderava o Floyd.

Assim como George Harrison nos Beatles, Wright era o "3º" da banda. No primeiro álbum, "The Piper at gates of Dawn" (1967), quem liderava era Syd Barret, mas Wright tinha papel importante, seja como vocal de apoio ou como "harmonizador" do som ultrapsicodélico da banda nesta fase. 


Primeira formação do Pink Floyd, liderada por Syd Barret (com a guitarra).


Depois que Barret saiu, Waters, e logo depois Waters e Gilmour, assumiram como compositores principais. Wright continuou colaborando com uma ou duas faixas em cada disco até "Wish You Were Here" (1975) - não por acaso, a melhor fase do Pink Floyd. Depois, começa a predominar o gênio de Waters sob a banda, e Wright vai diminuindo sua participação, até desaparecer de vez e ser demitido.

É notória sua participação no clássico "The Dark Side of The Moon", de 1973; compôs The Great Gig in the Sky, aquela do impressionante grito da soprano Clare Torry, e Us and Them. Mas impressionante mesmo, na minha singela opinião, é Echoes, que ele fez junto com o restante da banda. O dueto vocal de Gilmour com o tecladista é de uma beleza tranquilizadora - ainda mais na versão aqui abaixo, do filme "Live At Pompeii" . É das melhores coisas já feitas pelo Pink Floyd - e que não perde seu encanto e nem sua estranheza mesmo com os mais de 22 minutos de música, dividos em duas partes no Youtube.



Rick Wright também lançou ainda um disco com sua própria banda, o Zee, em 1984, e dois solos - aqui o link para baixar o primeiro, aqui para o segundo - além de participações nos trabalhos solos de Syd Barret e David Gilmour. 

Gilmour deixou um comunicado em homenagem ao parceiro em seu site oficial

Mais
Discografia e filmografia do Pink Floyd
Verbete na Wikipédia de Richard Wright

.

Nenhum comentário: