3.27.2008

Pérolas Videoclípticas (12) : Anos Incríveis

.

Em homenagem ao melhor seriado que a TV americana já produziu:




Por estes dias, andava vagando sem rumo no orkut quando me deparei com esta comunidade. Fazia tempo que procurava algum DVD com as temporadas da série.

Neste, neste e neste tópico tem praticamente todos os episódios para donwload.

Via Anos Incríveis quando passava na TVE, acho que à tardinha. Depois, migrei para a Net e acompanhei o finalzinho da exibição da série na Multishow.

Baixei alguns quantos episódios, revi quase a primeria temporada completa. Fato: Anos Incríveis envelheceu melhor. Os primeiros episódios são espetaculares, para não dizer perfeitos; ao abordar temas da adolescência de um garoto americano no final da decada de 1960, a série consegue a incrível proeza de tocar em temas complexos e difíceis da melhor maneira possível, com simplicidade sem reducionismo, tocante sem ser pedante.

E isso sem falar da trilha sonora: a abertura antológica, com a versão de Joe Cocker para "With a Little Help From my Friends", dos Beatles, na talvez melhor versão que um artista já fez de uma música de outro artista; e nas músicas de fundo em cada episódio, sempre de algum artista dos wonder years da música pop do século passado.

Um dos bons textos que encontrei sobre o Anos Incríveis é este aqui, de Elias Lascoski, publicitário amigo do meu colega e amigo Ben-hur Demeneck, de onde parte a dica. O texto faz um revival de emoções e identificações que todo mundo que viu a série teve. Vale a leitura, mesmo.

..

3 comentários:

Augusto Paim disse...

Vou elogiar por aqui o texto do Elias Lascoski. Realmente, muito bem escrito. Mas, veja bem, bem escrito porque é muito bem pensando, tem idéias novas e fundamentas. A parte fica fácil depois de se ter isso para embasar o texto, o que, aí sim, é difícil. Parabéns, Elias. Tu ajuda a gente a entender o porquê de gostarmos da série, além de fazer a crítica ao status quo da mídia que eu e o Leonardo tanto fazemos em conversas de bar. Me identifiquei pra caramba com o texto!

Renuska disse...

Sem dúvida uma das melhores séries americanas já feitas.
Eu cresci vendo Anos Incríveis, e meu deus, quanta nostalgia ver vídeos da série!! to ficando velha :O

Anônimo disse...

Obrigado pela menção e pelos elogios. Mas é realmente fácil falar sobre o que nos é caro, criando uma identificação inevitável com aqueles que compartilham do mesmo gosto.
No fundo, somos todos Kevins Arnolds.