3.17.2008

Grata surpresa

.




Algum tempo atrás, mais precisamente em um post do dia 25 de fevereiro, coloquei o link para o download de uma coletânea do "novo" rock independente brasileiro, organizada ironicamente por uma revista francesa, a Brazuca.

Para quem acompanha de perto a cena independente nacional, a coletânea trazia músicas de nomes já bem conhecidos deste cenário, caso de Autoramas, Vanguart, Orquestra Imperial, Superguidis, Pata de Elefante, Los Porongas, Violins, Charme Chulo, Macaco Bong, Móveis Coloniais de Acaju, dentre outras.

Ainda assim, havia surpresas. Para mim, ela veio com o nome de "3000 folhas", do Supercordas, a faixa nº 17 das 19 da coletânea.


***


Logo que baixei o disco resolvi escutá-lo, com menos atenção do que a minha curiosidade desejava. Talvez por pressa, não achei nada que pudesse satisfazer minha expectativa por nomes incensados pela crítica musical nacional como Los Porongas, Vanguart, Superguidis, Lucy and the Popsonics, todas representadas por faixas corretas, nada além disso.

Mas foi então que o Supercordas bateu. O riff saído de um violão, límpido como manda aparecer os riffs bem feitos, surgiu em meio a alguns efeitos de guitarra simulando algo do tipo "sons da natureza"; a voz clara e precisa começou a entoar os versos "Lá onde o sol se põe /As folhas caem/Eu sigo manso o vôo das monarcas azuis". Monarcas azuis são pássaros que não conheço, pensei, ao passo que "Por onde não passa luz/Águas concorrem/Com o caminho sob o teto de plantas" me fez buscar a referência "rock rural", sob a qual o Supercordas estava catalogado para mim, perdido em algum canto junto de outros tantos rótulos lidos em revistas musicais.

Parei o que estava fazendo e procurei escutar com mais atenção. Foi daí que a música trocou de acorde e tom, naquelas típicas modulações que, de tão bem feitas, trazem até um arrepio para ouvidos calejados. Os versos cantados num hipnótico mantra à tranquilidade reforçaram a mesma sensação: "Pelos rios de cá corre leite/E a tarde sempre chove mel/Mas meus olhos ainda são de 3000 folhas brancas de papel".

Depois ainda veio mais bateria, a mesma modulação para o refrão que traz o nome da música, e, para finalizar, os versos "Eu sonhando sobre o tapete/Das lilases pétalas de céu/E teu corpo rabiscando/Com onírico pincel". Não precisou de mais nada: depois de muito tempo, tinha voltado àquela sensação típica de quando se escuta uma música que, ademais de ser boa, passa a fazer parte da seleta trilha sonora de nossas vidas.

***

A partir de "3.000 folhas" é que fui descobrir que o Supercordas é uma banda carioca com dois álbuns lançados - "A pior das alegrias", de 2003, e "Seres Verdes ao Redor" (o da foto acima), de 2006, de onde foi tirada "3.000 folhas" - além de um EP e um single. Também descobri que a banda tem excelentes críticas do seu último disco, com elogios do tipo

"Tocam e cantam bem e não têm o menos ímpeto adolescente de "chocar" o ouvinte com agressividades vãs. Antes, adornam suas canções onírico-telúricas com detalhes de arranjos delicados, barulhinhos graciosos e melodias redondas."

feito por Ricardo Alexandre, publicada na finada Bizz de fevereiro de 2007, e divagações ao melhor estilo do som da banda como

"E é assim, cantarolável, mas cheio de esquisitices, embebido em tradições, mas cheio de vontade de experimentar, rural, mas cheio de eletrônica, bem-humorado, mas sério, que Seres Verdes ao Redor apresenta os Supercordas como uma descrições mais otimistas do que o pop nacional e, por extensão, o Brasil, podem ser"

por Fábio Bianchini, do Diário Catarinense.

Além disso, contam como um ótimo site próprio, o www.supercordas.com, onde dá para escutar algumas músicas das bandas, ver as letras e até mesmo ler um faixa-a-faixa do "Seres Verdes ao Redor", comentada por Bonifrate, responsável por uma das guitarras, dos vocais, do piano e dos teclados do disco. Aliás, todos os integrantes são identificados por codinomes: Wakaplot é o baterista, Valentino é o baixista/vocalista e Giraknob é o outro guitarrista.

***

Para não dizer que não dei a chance de escutar a música: o clipe abaixo é o não-oficial de "3.000 folhas". Psicodélico como a música, com uma pitada de tosquice bem-humorada.

O clipe oficial eu não achei, se é que existe. Mas aqui tem a banda tocando a música ao vivo.

Créditos fotos: http://www.flickr.com/photos/supercordas
..

Nenhum comentário: