7.23.2007

Os discos de catálogo mais vendidos

.


De acordo com uma pesquisa da Associated Press com números da Nielsen Soundscan, dentre os discos de catálogo (lançados há mais de dois anos) que mais venderam nos EUA em 2006, o grande vendedor no gênero rock foi a veterana banda australiana AC/DC (os com cara de mal da foto acima).
Só no ano passado, o disco Back In Black, de 1980, vendeu impressionantes 440 mil cópias - neste ano, o álbum já vendeu mais 156 mil.

Logo atrás vem o Bon Jovi, com sua compilação de hits Cross Road, que vendeu nada menos que 324 mil cópias.

O Metallica vendeu 275 mil exemplares de seu eterno disco negro de 1991, título de catálogo mais vendido desde que a empresa Nielsen Soundscan começou sua medição.

Nevermind, clássico do Nirvana, também foi conceituado: 143 mil discos comercializados. Outra banda que singrou a casa dos seis dígitos foi o Guns n'Roses, que receberam por 113 mil cópias vendidas de Appetite for Destruction, o primeiro disco da banda, lançado em 1988.

_ Outros artistas com vendas fortes de catálogo citados na pesquisa foram U2, Bruce Springsteen, Prince, Celine Dion, Eric Clapton, Elton John e a Dave Matthews Band. Até o decadente rei do pop Michael Jackson também não foi mal: sua coletânea Number Ones, de 2003, vendeu 162 mil cópias.

***

Algumas bandas, porém, não envelheceram tão bem. O disco homônimo do Asia, que dominou as paradas em 1982, moveu apenas 5 mil cópias das prateleiras. Mesma coisa para o álbum de estréia da cantora Whitney Houston, mais vendido de 1986: apenas 7 mil cópias.

Artistas alternativos que foram ofuscados por boybands e outros modismos nos anos 90 puderam saborear sua vingança.
Um exemplo é o disco The Soft Bulletin (o da foto abaixo), dos Flaming Lips, que vendeu honrosas 38 mil cópias.


Outro exemplo é o álbum que deu fama definitiva ao Radiohead, Ok Computer, lançado em 1997, que diminuiu em 94 mil seu estoque das lojas.

Os números do hip-hop, que atualmente domina as paradas americanas, são cruéis com seu catálogo. Clássico do Public Enemy e considerado por muitos o melhor disco de hip-hop da história, Takes a Nation of Millions to Hold Us Back, gravado em 1988, vendeu apenas 15 mil cópias. Outro clássico do gênero, Raising Hell, do Run DMC, gravado em 1986, vendeu ainda menos que isso


..

Nenhum comentário: