7.31.2007

A volta dos que já estão lá




Parece que esta década vai ser conhecida posteriormente como aquela em que todas as grandes bandas do rock'roll já dadas como finadas decidiram voltar - seja,

1)
para uma tour somente para arrecadar fundos, como fez os pais do punk inglês Sex Pistols, e está fazendo o The Police;

2) para, além de arrecadar fundos em tours, fazer disco de inéditas de qualidade sempre pior do que tudo que já produziram antes, como já fez o Stooges, lançando o medíocre The Weirdness este ano, e promete o representante nacional do Olimpo do Rock, Os Mutantes, para ano que vem;

3) Ou, ainda, para fazer shows esporádicos em eventos beneficentes que só servem para aumentar as especulações de que a banda poderá voltar em definitivo, como é o caso do Pink Floyd, que recentemente participou do Live 8 e que, na verdade, nunca acabou oficialmente.

A mais nova especulação é de que o Led Zeppelin (os quatro cabeludos da foto que abre esse post) poderá voltar.

Segundo notícia publicada no Uol no domingo passado, os três remanescentes da formação da banda, o vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista/tecladista John Paul Jones - o baterista John Bonham morreu de overdose em 1980, o que deu fim a banda - se reuniram esta semana, em Londres, para discutir uma possível turnê para o próximo ano.

A notícia da reunião dos três foi divulgada após a confirmação que a banda vai lançar o álbum "Mothership", uma coletânea de 24 faixas eleitas especialmente pela banda. O disco começará a ser vendido no dia 12 de novembro, em Londres.

**

Não será a primeira vez que o Led ameaça uma volta; Page e Plant, os dois cabeças da banda, voltaram a tocar junto em 1994, para a gravação de um MTV Unplugged reunindo velhos sucessos da banda em novas roupagens, além de duas inéditas. A reunião resultou no disco No Quarter: Jimmy Page and Rtobert Plant Unledded- o da imagem ao lado.

Quatro anos depois, gravaram mais um disco juntos em estúdio: Walking into Clarksdale, somente com faixas inéditas, mais puxadas para o blues do que para o rock.

***

Mas há de se realçar que Page & Plant não voltaram como Led Zeppelin, e sim como Page & Plant mesmo - é assim que está na capa dos discos, era assim que era anunciado nos shows.

Agora não: com o acréscimo de John Paul Jones, eles voltam como Led Zeppelin mesmo.

***

O Led sempre foi uma das bandas que melhor soube preservar o seu patrimônio, lançando coletâneas pertinentes, como o disco duplo Remasters, em 1990, e registros ao vivo interessantes, como o DVD oficial How the West Was Won, de 2003, um magnífico retrato da banda no seu auge, em 1972, quando os shows não raro tinham 3 horas de duração.

A banda também não era muito dada a liberar músicas suas para filmes e propagandas.

O primeiro filme a usar uma música do Led em sua trilha - no caso a faixa That's the Way, do disco III, de 1970 - foi Quase Famosos, de Cameron Crowe, lançado em 2000.

Não por acaso, ele conta a história de um guri que é designado para fazer a cobertura jornalística da tour de uma banda em pleno anos 70 para uma revista de música - a Rolling Stone.

No filme, a banda é chamada Stillwater; porém, como ele é baseado em uma história real vivida pelo diretor Cameron Crowe, é bem possível que a banda tenha sido, na verdade, o Led Zeppelin.
Várias detalhes no filme apontam para isso.
Inclusive, o próprio Cameron já andou dizendo que a verdadeira Stillwater, na verdade, era o Led.


Olhe o filme e tire suas próprias conclusões.


A banda clicada por Bob Gruen, ao lado de seu avião, em 1973.


Depois de Quase Famosos, Immigrant Song - também do disco III, de 1970 - entrou para a trilha de Escola do Rock, comédia dirigida por Richard Linklater lançada em 2003.

Mas não pense que foi fácil para a banda liberar a faixa: segundo consta, eles só aceitaram quando o ator Jack Black, que vive o protagonista da história, implorou à banda para que se usasse a faixa. O divertido vídeo que mostra o clamor de Black está nos extras do DVD de Escola do Rock

Bem, ele também está no You Tube, e dá para ver aqui abaixo - infelizmente, só com legendas em italiano. Mas dá pra entender bem, capite?







****

Bueno, acho que não cabe dizer aqui a importância do Led Zeppelin para o rock. O título de "maior banda dos anos 70", a paternidade de estilos como o hard rock e do heavy metal e os mais de 100 milhões de discos vendidos já falam por si.

Ainda assim, caso alguém não conheça nada da banda, vou fazer um roteirinho pelos discos da banda em uns 5 posts, a começar pelo próximo, e disponibilizá-los para downloads.

..



Nenhum comentário: