7.17.2007

Dream Team

.


Olhe bem para essas quatro caras que aparecem na bela foto acima.
Olhou?
Bueno, aí vai uma breve descrição de quem são estas figuras:

*
Elomar (o gaiato de chapéu preto, camisa aberta, com um cigarro - paieiro? - na boca) - voz, composições

"Se misturar Heitor Villa Lobos, Castro Alves, Chopin, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto e tudo quanto é cantador de feira, mais as novenas de incelenças, puluxias, baião, xote, xaxado, e se a mistura for boa, bem mexida, então vai se saber poucamente que é Elomar." - Dioclécio Luz

Taí uma excelente definição para Elomar, um sertanejo que nasceu em Vitória da Conquista, Bahia. Entre o sertão e a capital, estudou e, mais tarde, formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, no final da década de 60.

Grava seu primeiro disco também no final da década de 1960, mas passa a priorizar sua carreira musical só no final dos anos 70 e início dos 80, quando dedica-se à peregrinação pelos teatros do país, de palco em palco, tocando e interpretando o seu cancioneiro e trechos do que viriam a ser suas composições de formato erudito, como autos, e executando ainda peças de outros estilos, como antífonas (cantos de louvor à Deus), galopes estradeiros (sinfonias compactas) e óperas.

Grande poeta do sertão, infelizmente ainda desconhecido do grande público, o baiano é dono de um vozeirão poderoso, que em alguns momentos chega a arrepiar quem o escuta tamanha é a emoção que perpassa naquilo que canta. É o responsável por praticamente metade das composições do disco.


**
Arthur Moreira Lima (o cabeludo com os braços cruzados, no meio, com pose de líder) - piano e direção artística

Considerado uma das mais importantes personalidades da música erudita nacional, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai..., pára ficar só com as mais conceituadas.

Hoje, toma parte no projeto "Um piano pela Estrada", onde leva a música erudita em seu caminhão-teatro para os confins de todo o país.


***
Paulo Moura (o negrão vestido de branco com um sax, à direita) - Sax e Clarineta

Nascido em São José do Rio Preto, em uma família de músicos, Paulo Moura foi aluno de mestres da música brasileira como Guerra Peixe, Moacir Santos, Paulo Silva e Maestro Cipó na Escola Nacional de Música, onde obteve o diploma de clarinetista. Tornou-se um dos mais requisitados instrumentistas do Rio de Janeiro, sendo o primeiro clarinetista do Teatro Nacional por dezessete anos.

Trabalhou com grandes nomes como Ary Barroso, Elis Regina, Milton Nascimento, João Donato, Yamandú Costa, Paulinho da Viola, dentre outros, tocando desde samba, gafieira, boleros, até música erudita e jazz.

"Paulo Moura é outro que mil adjetivos não farão jus ao que ele é capaz de criar com seu sopro inconfundível. Suave nas notas agudas, viril nas notas graves. Músico completo nos solos. Instrumentista genial no improviso sobre qualquer tema". Aquiles Rique Reis, Gazeta Mercantil.


****
Heraldo do Monte (o careca de camisa vermelha empunhando um violão) - violão

Nascido no Recife, Heraldo começou na música tocando clarineta, ainda no colégio, por ser o único instrumento disponível em sua escola. Posteriomente, deduzindo os acordes que usara na clarineta, aprendeu sozinho a tocar violão, cavaquinho e viola caipira.

em São Paulo, em 1966, formou um dos maiores quartetos da música brasileira, o Quarteto Novo, com nomes como Théo de Barros no contrabaixo, Hermeto Pascoal no piano e flauta e ainda Airto Moreira (que tocou com Miles Davis, Gil Evans e Chick Corea, dentre outros grandes nomes do jazz americano) na bateria e percussão. Fundindo elementos do bebop à música brasileira (principalmente nordestina), introduziram fundamentos improvisacionais inovadores abrindo trilhas para a música instrumental brasileira.

Heraldo do Monte já foi considerado por Joe Pass o melhor guitarrista do mundo. Gravou também com Elis Regina, Quinteto Violado, Michel Legrand, Zimbo Trio, Hermeto Pascoal e outros, além de se apresentar nos melhores festivais de música mundo afora, como os festivais de Montreux, Montreal e Cuba.

"O nome Heraldo do Monte por seu papel histórico na música instrumental brasileira deveria dispensar qualquer introdução
. " - site Ejazz, o melhor site de jazz e música instrumental brasileira.

_________________________________


Pois bem. Olhe a foto aí de novo.



É a capa do disco "Consertão" (nome excelente) gravado em 1982, onde os quatro acima resolvem se unir e tocar diferentes composições, indo do próprio Elomar ao erudito Villa-Lobos, passando ainda pelo popular Luiz Gonzaga e pelos não tão conhecidos Waldir Azevedo e Severino Raújo.

Como era de se esperar, a união dos quatro deu em excelente resultado, talvez um dos melhores discos de música já produzidos no Brasil. Tão peculiar e eclética é sua sonoridade que fica difícil dizer se ele é música erudita, MPB, Jazz, música nordestina, samba, moda de viola, forró...

O certo mesmo é que é música da boa.

Baixe ele aqui e confira.

..

.

Nenhum comentário: