8.28.2008

Mogwai e o post-rock

.


O Mogwai é uma banda escocesa que alguns encaixam no rótulo post-rock, que seria um rock onde as melodias, acordes, harmonias, progressões e afinações fogem do "comum" do rock que se está acostumado a escutar - aquele que o clichê reduz a algo do tipo quatro cabeludos posers tocando música "pesada".

Junto de outros ditos representantes do estilo - Tortoise, Godsepeed You! Black Emperor, God Is An Astronaut, Explosions on the Sky, Sigur Ros, dentre outros -, o Mogwai toca um tipo de música que, confessamos, não é nada fácil. São melodias algo melancólicas, recheadas de guitarras barulhentas e minimalistas, ritmos intrincados, barulhinhos esquisitos e, ainda por cima, sem vocal em boa parte das músicas.

O clipe abaixo é uma boa amostra para se iniciar em Mogwai; é um som mais tranquilo, "solar", melodioso e criativo como poucos, ilustrado por imagens que o tornam desde já uma pérola moderna do nonsense. A música é The Sun Smells Too Loud, uma das faixas do 6º disco de estúdio da banda, The Hawk Is Howling, a ser lançado no dia 22 do próximo mês.



P.S: Não só o nome das bandas do post-rock são inventivas; as músicas também. "I'm Jim Morrison, I'm Dead" e "I Love You, I'm Going To Blow Up Your School" são nomes de músicas do próximo disco do Mogwai; "The Earth Is Not a Cold Dead Place" é o nome do 3º disco do Explosions in the Sky; "All Lights Fucked on the Hairy Amp Drooling" é o nome do primeiro disco do Godspeed You Black Emperor!, dentre outras pérolas da criatividade.

.

3 comentários:

Iuri Lammel disse...

Não conhecia a banda. Achei a música muito boa. O vídeo ficou perfeito, embora nonsense. Já estou procurando mais músicas deles. Acho que o post-rock tem muito mais espaço pra criatividade, e é bom ver (ou escutar) que tem muita banda deste tipo surgindo.

Anônimo disse...

mogwai é uma das minhas bandas favoritas..

TFATDHQ disse...

Fantastic band