2.15.2008

Beatles across the universe

.


A notícia não é nova, mas é tão boa, do título ao lead de abertura, que não tenho como não colar justamente estes dois trechos aqui abaixo:

Canção dos Beatles inicia longa viagem pelo universo

A canção "Across the Universe", dos Beatles, iniciou às 21h59 (de Brasília) do dia 4 de fevereiro uma longa viagem pelo cosmos, em um dos atos da Nasa para celebra seus 50 anos de existência. A transmissão durou quatro minutos, mas demorará 430 anos para chegar à estrela Polaris, informou Alan Buis, porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial americana. (para ler o restante, clique aqui)

***
Across the Universe saiu no último disco de inéditas dos Beatles, o Let it Be, de 1970 e foi composta por John Lennon entre 1967 e 1968 - os créditos são para Lennon/McCartney, como de praxe nas músicas compostas pelos dois Beatles, individualmente ou juntos.

A letra é considerada uma das mais poéticas de John Lennon - inclusive ele próprio disse em uma entrevista à Rolling Stone em 1970 que talvez seja a sua melhor canção.

Capa do single de Across the Universe

Diz Mark Lewisohn, historiador inglês autor de de The Complete Beatles Recording Sessions, que a primeira estrofe "words are flowing out like endless rain into a paper cup" veio a John depois que Cynthia, sua primeira esposa, de acordo com Lennon, "going on and on about something".

Depois que Cynthia foi dormir, Lennon "kept hearing these words over and over, flowing like an endless stream". Ele começou a escrever a canção num papel, inclusive com alguns outros versos, mas resolveu dormir; na manhã seguinte, John sentou-se ao piano com o papel, pôs os acordes e finalizou o restante da letra, que tem forte influência "espiritual", por assim dizer, da Meditação Transcendental Indiana que os Beatles praticavam durante a viagem à India feita pela banda no final de 1967.

A música foi gravada pela primeira vez em 4 de fevereiro de 1968, depois da volta da viagem à India. Lennon não ficou satisfeito com o resultado e ainda mudaria a gravação diversas vezes; a versão que saiu em Let It Be é ainda mais diferente, com o acréscimo de um saliente arranjo orquestral produzido por Phil Spector, produtor do disco - Let it Be, de toda a discografia original da banda, foi o único não produzido por George Martin, e o resultado final tanto não agradou os fab four que, em 2003, foi lançada a versão Let it Be...Naked, sem os excessos instrumentais criados por Spector e sua famosa "Wall of Sound"

É esta versão a do vídeo abaixo:



Outra versão da música que ficou bastante conhecida é a deste vídeo, que está no Anthology vol 2, a série em três volumes que traz diferentes versões e demos de grande parte das músicas dos Beatles. Esta é conhecida por alguns como a mais "psicodélica" por ter o som de uma cítara indiana acompanhando a melodia durante toda a música.

..

Nenhum comentário: