11.23.2007

Chris Cornell faz show no Brasil

.


O cara da foto acima - ainda quando ostentava este visual, diferente do estilo "galã" de hoje - foi talvez um dos grandes ídolos da década de 1990. Vocalista e líder do Soundgarden, uma das quatro principais bandas que aparecerem para o mundo através da palavra "grunge", Cornell é daquela espécie que hoje se encontra à beira da extinção: a dos grandes vocalistas.

Porque se tem uma coisa que Chris Cornell faz bem é cantar. Como disse o "Pai da Stella" na comunidade da Bizz no Orkut,

"Cornell, à frente do Soundgarden, pode ter sido um dos últimos - talvez o último - a incorporar aquela velha tradição que parece estar extinta hoje em dia, que é característica daqueles grandes vocalistas(os 'monstros sagrados que sabiam como gritar' rsrs) , do tipo que pega o microfone, solta o berro, arranca a alma da garganta, tem aquela típica performance de front-leader de uma puta banda que sabe fazer barulho bom (...)

Acrescentaria que, com o passar dos anos, Cornell soube encarar o fato de que sua voz não é mais a mesma e aprendeu a cantar bem também de forma mais contida, como o faz em seus (até agora 2) discos da carreira solo, irregulares mas com alguns lampejos de muita qualidade. Tal como Robert Plant, talvez o pai dos "monstros sagrados que sabiam como gritar", ele entrou na busca por um canto mais contido, técnico, já que seus berros de outrora já não são possíveis com a frequência que se gostaria.

Pois bem. Todo essa introdução para falar que Cornell vai fazer dois shows no Brasil, dias 12 de dezembro no Citibank Hall, Rio de Janeiro e 13 Credicard Hall, São Paulo. O excelente repertório do show do dia 13/11, nos Estados Unidos, traz boas expectativas do que pode pintar por aqui.

Outra amostra da atual tour de Cornell pode ser vista abaixo, onde ele canta a bela "Hunger Strike", uma das músicas do Temple of The Dog, banda-projeto que uniu ele aos integrantes do Pearl Jam e gravou um único e excelente CD auto-intiulado.

Aliás, por ter este disco e esta música em especial - que no original é um dueto de Chris e Eddie Vedder, dois dos meus primeiros ídolos no mundo da música - em muitíssimo boa conta, como um dos que mais me marcaram nesses 22 anos - completado hoje! -de vida, vou disponibilizar aqui para donwload.




.

Nenhum comentário: