6.18.2007

Setentão


.



Sempre custei a entender as comparações feitas do White Stripes com o Led Zeppelin. Diziam que a proximidade se dava um tanto pela voz de Jack White, outro tanto pelo pé fincado no blues que as duas bandas faziam questão de deixar bem claro nas pegadas das guitarras - o Led, como monstro sagrado do rock setentista, foi muito além dessa influência; o White Stripes, como uma das principais bandas do novíssimo século, ainda não teve tempo, mas caminha a passos largos para isso.

Pois bem. Esses dois pontos eram, pra mim, insuficiente para dizer que o "White Stripes soa como um Led Zeppelin mais crú", como se ouvia falar. Mas aí, por curiosidade, resolvi baixar o novo álbum do Stripes, "Icky Thump", que ainda nem foi "lançado oficialmente" e já caiu na rede.

Minha primeira impressão do disco, a começar pela faixa título, é que a comparação tem sua razão de ser. A voz de Jack soa parecida com a de Robert Plant, principalmente nas partes gritadas; o timbre da guitarra soa parecido com o de Jimmy Page - até o riff da faixa título lembra os clássicos mais pesados do Zeppelin, como dá pra se escutar e ver no clipe abaixo:



Nota-se no disco um cheiro de velharia setentista, que tanto pode remeter ao peso do Black Sabbath, ou às esquisites (no bom sentido) do Pink Floyd, vide o tecladinho estranho que aparece no meio de "Icky Thump". Caíria no clichê em dizer que todo o disco soa (e parece, vide a imagem da capa, que abre esse post) retrô.
Mas não há como não cair no clichê: ele é retrô.

Radicalmente diferente do anterior, Get Behind me Satan, de 2005, onde não se ouvia guitarra, aqui ela predomina em todas as faixas, seja pesadíssima como na faixa título, seja acústica como em "Prickly Thorn, Sweetly Worn", puxada para o blues em "00 MPH Torrential Outpour Blues", ou até mesmo com trechos lembrando o heavy metal em "Little Cream Soda".

Como um disco do Led Zeppelin, em meio a maioria de faixas pesadas, há as baladas acústicas etéreas e os temas mais puxados para o blues tradicional. Como o White Stripes de sempre, há também as faixas mais pop (vide "You Don't Know What Love Is") e a "tosquice", que permeia todas as faixas e que só uma banda como White Stripes, com apenas duas pessoas, consegue usar como trunfo.


****

Enfim, tire suas próprias conclusões baixando o disco aqui.
Como nem tudo é perfeito, algumas faixas (as últimas) são tiradas de rádio, então a qualidade não é das melhores.

Veja o tracklist:

1. Icky Thump
2. You Don't Know What Love Is
3. 300 MPH Torrential Outpour Blues
4. Conquest
5. Bone Broke
6. Prickly Thorn, But Sweetly Worn
7. St. Andrew (This Battle Is in the Air)
8. Little Cream Soda
9. Rag and Bone
10. I'm Slowly Turning Into You
11. A Martyr for My Love for You
12. Catch Hell Blues
13. Effect and Cause


..


Um comentário:

Elisa Fonseca disse...

diante de tamanha curiosidade..

nao consegui baixar o disco por esse link ai..

ah :(((((