6.26.2007

O tal do Teatro Mágico

.




Pode se dizer, até com uma certa segurança, que o mais novo "fenômeno" musical do país se chama Teatro Mágico. Liderado por Fernando Anitelli (o palhaço do vídeo abaixo), 32 anos, vocal e violão, o Teatro Mágico é um coletivo de mais de 20 pessoas que, como diz o release de apresentação do grupo, " reúne, a partir da música, elementos do circo, do teatro e da poesia".
São músicos que tiveram de fazer teatro, atores que tiveram de aprender música. Misturam estripulias típicas do circo com a linguagem dos clows; compõe letras que falam de um universo hippie-lúdico, algumas vezes com um certo "alto-astral" que descamba para o "auto-ajuda", e músicas que trafegam livremente entre um pop-rock despretensioso e uma MPB levada no violão.

Fazem shows concorridos em lugares cada vez menos undergrounds. Tem um séquito de fãs que, pelo menos no aspecto "messianismo" e na quantidade de estudantes universitários envolvidos, rivalizam com o recém-finado Los Hermanos.
"A platéia faz ciranda, senta no chão, vão vestidos de palhaços, alguns trazem seus violões. Vai senhor, senhora, criança, jovem, punk, gente do hip-hop" disse o líder Fernando à Rollling Stone Brasil.


Quer uma amostra dos shows? Olha aqui abaixo então.




Existem muitos outros vídeos de shows do Teatro Mágico no Youtube, o que também é uma amostra da popularidade da banda, principlamente entre o público - universitário, em sua maioria - que visita o You Tube frequentemente.


O Teatro Mágico gravou o primeiro disco, Entrada para raros, em 2003. Lançaram sem gravadora, oferecendo em shows a R$ 5,00. Venderam até agora 40 mil cópias, um número expressivo até mesmo para uma grande gravadora.
Mas a banda apóia a "pirataria inteligente": instigam os compradores a copiarem o CD para os amigos, disponibilizam para download no site.

O segundo disco, Segundo Ato, irá ser lançado no segundo semestre. Segundo a mesma Rolling Stone, haverá ainda um terceiro CD antes que Fernando, o rei da trupe, mergulhe no universo infantil-cabeça e encerre a banda.


Aproveite para escutar, então. Caso goste, poste um comentário aqui.

..

4 comentários:

Augusto Paim disse...

Senti um quê de ironia percorrendo todo o texto, ou é impressão minha? Eheheh.

Leonardo disse...

É, não consegui disfarçar hehehe.

Augusto Paim disse...

Tudo ficou diferente depois do documentário das gurias, depois que o cara aquele debochou que era cult "assistir e gostar de Amélie Poillan". Ehehehe. Cult, mas nada mais que isso.

Anônimo disse...

esse negócio de "mergulhe no universo infantil - cabeça e encerre a banda" num sei não...encerrar a banda é algo que nem de longe passa pela cabeça de Fernando! graças a Deus!!!!