3.08.2007

Um zine santa-mariense

.


Site SMalt tem sua versão 2007 lançada hoje à noite


O que é um zine? Na falta de atualização do velho Aurelião, vai a definição da Wikipédia: Zine é uma abreviação de fanzine, que, por sua vez, é uma pequena e não-comercial publicação com textos e imagens. Muito comum em todo o planeta em épocas pré-internet, o zine ganhou uma espécie de upgrade com o advento da rede, que o fez deixar de lado a fotocópia e as matrizes - muitas vezes toscas - para tornar-se um site, um e-zine, organizado por determinada pessoa ou grupo de pessoas, geralmente sobre um assunto específico. É representando esse novo formato, o e-zine, que o Smalt (www.smalt.com.br) lança sua versão 2007 com uma festa hoje, no Macondo Bar, a partir das 22h.

Idealizado por Wandeclayt, músico da banda Aire’n’Terre e um dos caras mais atuantes na cena alternativa santa-mariense, o SMalt trata basicamente de música, embora não se esqueça do cinema, artes plásticas, teatro e outras manifestações culturais realizadas na cidade. O foco do e-zine é bem claro: Santa Maria e, por tabela, sua cada vez mais intensa agenda cultural.

O SMalt estava encostado desde meados do ano passado. No final do mesmo ano, Wandeclayt resolveu tocar novamente o projeto, desta vez chamando diversas pessoas que atuam na cena cultural de Santa Maria para colaborar com textos, colunas e o que mais for preciso. Entre os colaboradores, estão Jamer Guterres, Calixto, Marcelo Cabala, Leonardo Palma e o editor deste blog, que fará uma atualização especial do Cenabeatnik para o SMalt toda a semana.

Depois de algumas reformas estruturais no site, o zine volta ao ar renovado, com mais colunas, uma agenda cultural fixa e com espaço para bandas locais mostrarem o seu trabalho. A festa de celebração dessa mudança é hoje à noite, com a participação das bandas palo, Sonnets e Motokillers.

O som mecânico fica a cargo dos Dj’s Kuker, Kay Rose e o próprio Wandeclayt.

Entradas a R$ 4,00, com direito a sorteio de brindes e camisetas, segundo o cartaz ali acima, feito pelo Calixto.




-Jornal A Razão, 8 de março de 2007-


..

Nenhum comentário: