1.26.2007

Reportagem (19): Rock britânico Made in RS

.



Pública fez show concorrido em Santa Maria no último sábado, no Seattle Studio Bar.

“Romantismo melancólico deslavado e ótimas canções: Pública é the next big thing do rock gaúcho, quiçá brasileiro. Pode apostar.”

Rolling Stone Brasil, novembro de 2006.

É com toda essa bola, levantada por um crítico na seção de resenhas de discos da revista, que a Pública aportou em Santa Maria no último sábado. O abafado verão santa-mariense, como que antevendo que a noite teria um som que em nada combinaria com calor, decide dar uma trégua, deixando o clima surpreendentemente agradável, até frio – bom para os casacos leves e as camisas mais grossas, que ganham uma chance a mais de aparecer. Mas dentro do Seattle Bar não está frio, e as pessoas que vieram de casaco lamentam a escolha, porque o pouco espaço entre elas faz o suor escorrer pelas costas, encharcando a camiseta que está por baixo dos casacos. No espaço de baixo, o show da banda de abertura, a santa-mariense Sonnets, começa, e o suor agora ganha um ventinho que, aos poucos, o seca: é o som da banda movimentando o corpo e funcionando como um improvável ar-condicionado sonoro. Como muitas das pessoas presentes ainda estão no andar de cima, o espaço de baixo não está lotado, tendo lugar suficiente até para uma roda-punk, o que aqui não é o caso: do nome ao visual, passando logicamente pelo som, a Sonnets é britpop, um rock’roll calmo - mas nem por isso menos empolgante e até dançante - calcado em bandas britânicas como Oasis, The Verve e o pai de todos, os Beatles.




A santa-mariense Sonnets, que trouxe a Pública e abriu o show.


Nem bem meia hora depois do fim da Sonnets (que tocou sua primeira música composta em português), começa o show da Pública. Diego de Grandi, o vocalista/guitarrista da banda santa-mariense e, como reconhecem os próprios caras da Pública, o grande responsável pela vinda deles à Santa Maria, apresenta a banda que, sem muita demora, já sai tocando. O espaço lota, o suor aumenta, e dessa vez não há refresco: o som da Pública não é do tipo de fazer sair dançando, o que não é demérito nenhum. Pelo contrário, é uma música mais calma, de contemplação, de fazer quem escuta prestar atenção em como o teclado vintage (a cargo de João Amaro) casa bem com as duas guitarras (“Guri” Assis Brasil e Pedro Metz, também vocalista), de como o baterista (“Cachaça”) usa muito bem um toque “dançante” no instrumento, muitas vezes comandando as viradas das músicas. Pena que o vocal está baixo: em algumas faixas mal se escuta as letras reflexivas e por vezes melancólicas compostas por Pedro.

_ Toca Long Plays!!, gritam pessoas da platéia, repetidas vezes. Como não poderia deixar de ser, o pedido é atendido, e a música mais conhecida da banda empolga: “Já comprei todos Long Plays/dos artistas que você sempre gostou/mas mesmo assim eu ainda estou só!”, com o “só” ecoando por um tempo, como um mantra que parecia dizer o contrário: ligados pela música ou pelas lembranças que a letra romântica/nostálgica poderia trazer, ninguém ali realmente estava só.


O guitarrista Guri, o vocalista/guitarrista Pedro Metz e o tecladista João Amaro, (ao fundo) , da Pública, em momento contemplação de seus instrumento



Pouco mais de uma hora e três canções inéditas (que vão estar presentes no sucessor de “Polaris”, primeiro disco da banda) depois, a Pública encerra o show como começou, sem muita cerimônia. “Let it be”, dos Beatles, puxado pelo tecladista João Amaro, o baixista Guilherme Almeida e o anfitrião santa-mariense Diego tenta dá uma sobrevida ao show, mas não consegue. Acabou mesmo a passagem por Santa Maria da next big thing do rock gaúcho/brasileiro.


Contatos
Sonnets : Blog da banda ou My Space
Pública: Site Oficial ou My Space



-Jornal A Razão, 25 de janeiro de 2007-



P.S: Como vocês devem ter percebido, o Blogger evoluiu. Agora dá para alinhar o texto, mexer no tamanho das fotos, aumentar/diminuir o tamanho das letras, entre outros recursos crocantes que só vem a tornar o blog mais bonito e apresentável. E sabe quem é o responsável por isso? O Google. Sim, sempre ele, que agora comprou o site e, como de praxe, melhorou os serviços.

..

Um comentário:

carolina disse...

adoro pública. comprei um cd deles nesse final de semana. mentira, meu amigo comprou, eu copiei as músicas. hshshshs
eee, coicidência ou não, estou ouvindo o cd agora. e o ultimo post que fiz no meu blog, eu estava ouvindo.
tudo isso é empolgação pro show que eles irão fazer aqui no carnaval no grito rock. conhece o festival?
adorei o blog. mesmo ,)