1.14.2007

Os melhores álbuns do século XX (2)

.

Dando sequência a série começada na semana passada, desta vez o álbum é "Pet Sounds", dos Beach Boys, o segundo melhor do século XX, segundo a revista americana Rolling Stone.






Reza a lenda que Pet Sounds foi a resposta americana ao álbum "Revolver", dos Beatles, de 1966. Brian Wilson, o líder do grupo, ficou tão encantado com o disco dos ingleses que botou na cabeça que conseguiria fazer um disco melhor. Trancou-se no estúdio, deixando o resto da banda fazendo shows, e compôs praticamente sozinho "Pet Sounds". E por mais árdua que parecesse a tarefa inicial, ele conseguiu cumprí-la - realmente, "Pet Sounds" é considerado melhor que "Revolver", inclusive por essa lista da Rolling Stone, que colocou o álbum dos Beatles logo depois, em 3º. E ainda fez mais: o 1º lugar da lista,"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", foi claramente influenciado por Pet Sounds, com o próprio Paul McCartney assumindo a influência.
Mesmo que não houvesse uma rivalidade formal - como a mídia fez para os Beatles e os Rolling Stones, por exemplo - Beatles e os Beach Boys acabaram sendo um pouco responsáveis pelas melhores obras uns dos outros.


_ Quem quiser pode ver o texto da Rolling Stone original, publicado nessa edição especial com os melhores do século XX, clicando aqui.

_ Logo abaixo, vai o texto do jornalista Sérgio Barbo publicado na Bizz, na seção Discoteca Básica.


"

Era o começo dos anos 60 e os Estados Unidos viviam o seu apogeu. A California era o estado mais rico da nação, um dos melhores lugares do mundo para se viver, e os Beach Boys eram os reis da surf music. Apesar de mal saberem nadar - só o baterista Denis Wilson era surfista - nunca uma banda foi tão associada a um estilo musical como os Beach Boys. A despeito de nunca ter pisado numa prancha de surf, ninguem escrevia temas ensolarados sobre o mar da Costa Oeste, garotas e dragsters velozes melhor do que Brian Wilson.

Além dele e Dennis, compunham a formação original o irmão caçula dos Wilson, Carl (guitarra), o primo Mike Love (vocais) e o amigo Al Jardine (guitarra). Vendendo milhares de cópias e combatendo a invasão britânica nas paradas americanas, eles viraram até orgulho nacional.

Mas isso durou até 65. No ano seguinte a igenuidade da era dourada do rock'n'roll havia acabado. A guerra do Vietnã era iminente, a liberação sexual tornava-se realidade e o psicodelismo despertava. Quando Brian Wilson resolveu parar de falar do sol da Califórnia e começou a dissertar sobre angústias existenciais, os fãs e a crítica estranharam, mas a história do rock mudou para sempre. Rompendo com o rock'n'roll fácil dos primórdios e fortemente influenciado pelo álbum Rubber Soul, dos Beatles, o multi-instrumentista Brian criou um dos mais importantes discos de todos os tempos, "Pet Sounds". O trabalho influenciou diretamente outra obra-prima - "Sgt. Pepper's". Ambicioso e perfeccionista, o mentor dos Beach Boys queria fazer arte e não apenas pop songs, almejando produzir o melhor álbum já feito, buscando inspiração no coração, na alma e até em Deus - já que para ele a música era voz divina. Mesmo com os parcos recursos da época , o resultado foi uma obra requintada e barroca com intrincadas hamonias vocais, arranjos complexos e sutis e escalas inusitadas.

As gravações do disco incluíram efeitos inventivos com vozes, sons de animais, buzinas, trens e também percussão exótica - no caso, garrafas vazias de Coca-Cola e latas de sorvete. Além disso, "Pet Sounds" marcou pelo uso pioneiro do sintetizador em "I Just Wasn't Made For These Times". As transformações prosseguiam: as letras - com a colaboração do compositor Tony Asher - falavam sobre amor e esperança (em "Wouldn't It Be Nice"), misticismo ("God Only Knows", canção preferida de Paul McCartney) e a perda da inocência ("Caroline No"). Pets Sounds é um trabalho precursor e conceitual, mas acessível. Alternando dor e alegria, mescla melodias pop e emocionais com faixas orquestrais e - por que não dizer? - progressivas.

Atingido a ápice criativo, os Beach Boys ainda ameaçaram fazer mais um álbum capital - o abortado "Smile", que nunca foi terminado devido a problemas pessoais de Wilson. Daí para frente, o envolvimento com drogas ocasionou a decadência do grupo. Mas a lenda dos "Garotos Da Praia" já estava firmada. Que o digam Ramones, Jesus and Mary Chain, Pixies etc.




Dados técnicos:

Lançamento: 1966
Produção: Brian Wilson.
Faixas:

"Wouldn't It Be Nice"
"You Still Believe In Me"
"That's Not Me"
"Don't talk (Put Your Head On My Shoulder)"
"Lets Go Away For Awhile"
"Sloop John Be"
"God Only Knows"
"I Know There's An Answer"
"Here Today"
"I Just Wasn't Made For These Times"
"Pet Sounds"
"Caroline No"


O álbum dos "Sons de Estimação" de Brian Wilson atingiu o 10º lugar nas paradas. As sessões de gravação ainda incluíram "Good Vibrations" - que rendeu um compacto de ouro aos BB. A música acabou entrando em "Smiley, Smile" (67), que aproveitou faixas do lendário e inacabado "Smile*". A reeedição em CD de Pet Sounds acrescentou três faixas bônus: "Unreleased Backgrounds", "Hang On To Your Ego" e "Trombone Dixie".


* Um parêntese : o dito abortado "Smile" foi finalmente lançado no final do ano passado, como um álbum solo do Brian Wilson. E se não é tão bom quanto o "Pet Sounds", é quase.



Aqui vai o link para baixar Pet Sounds.


..

2 comentários:

Anônimo disse...

http://monstermidia.blogspot.com/2007/01/os-melhores-lbuns-do-sculo-xx-beach.html --->Léo, por acaso a fonte que usou eh essa aqui???
Bjo

Leonardo disse...

Bah, mas andam copiando o meu blog!
isso seria muito legal, se tivesse citado a fonte, pelo menos. Mas não.

Já reclamei lá, espero que corrijam. Convido a todos que estão lendo essa parte que também façam a mesma coisa, para o bem da blogosfera :)