11.13.2006

Divagações sobre um mesmo álbum (1)

.
Astral Weeks, Van Morrison






Van Morrison era jovem em 1968, ano de lançamento de "Astral Weeks": tinha 23 anos e estava ainda amargurado com o fim do Then, sua banda de blues/rock’roll junto de seus comparsas, irlandeses assim como ele. Já andava em carreira solo e também já tinha composto um de seus principais hits, “Brow eyed girl”, um ano antes, junto de mais 12 músicas presentes no seu primeiro álbum solo, Blowin' your mind . Mas na sua tão lancinante juventude, estava confuso, provavelmente por aquele que é o principal motivo de um homem estar confuso: divergências com a(s) mulher (es) amadas. E, como não poderia deixar de ser, a confusão – que quase de maneira inevitável traz o sofrimento e a amargura – o inspirou de tal forma que, em 48 horas, gravou as oito músicas de “Astral weeks”, em dezembro de 1968.


Talvez mais do que um disco, “Astral”, funciona como uma terapia, uma viagem às feridas abertas no interior de cada um. É como se fosse Van, diante de um espelho que mostra todas as coisas que o aflingiam, gritasse desesperadamente para achar uma saída, e, não encontrando nada melhor, resolvesse dar uma de kamikaze e entrasse no próprio espelho, para, chegando lá, se surpreender e ver que aquilo que o aflingia não pode ser curado nem compreendido por inteiro, seja lá qual for a força que ele suponha que o amor teria para achar a cura. O relato dessa viagem pelo espelho, e sua conseqüente redenção ao assumir a dor, seriam as oito músicas do álbum. Como poucos, o irlandês não grita, nem berra; uiva os seus lamentos, tornando cada canção uma história de confissão que parece não cansar, tal é a sinceridade com que ele emprega em cada verso. Sua voz é imponente como dos grandes cantores de blues e R&B, mas carregada de emoção como nos bons vocalistas de rock e guia de cada uma das faixas do disco, deixando a parte instrumental, predominantemente acústica ou feita por instrumentos de sopro, como um limpa-trilho que abre passagem para o vozeirão de Van invadir cenários e pessoas diferentes – quando, por vezes, o mesmo não arranca primeiro e destrói tudo pela frente, restando para a parte instrumental a ingrata tarefa de avisar aos destroçados que aquilo trata-se de apenas uma canção.


A primeira música do álbum, nomeada como o disco, começa já apresentando a questão que o cantor se pergunta na primeira vez que adentra o seu espelho:

“Se eu me aventurasse no turbilhão da hélice, entre os viadutos dos teus sonhos, onde racham os aros de aço móveis e o fosso e as ruelas acabam, você poderia me achar, você beijaria os meus olhos e me deitaria em tranqüilo silêncio para nascer de novo?”

Provavelmente de forma inconsciente, porque o irlandês dizia que não pensava (e nem teria como) em todos os significados que as suas letras despertavam nas pessoas, ele acabou já de cara fazendo a pergunta a qual não teria como encontrar resposta, porque de alguma forma, nestes casos, a resposta não vem nunca quando se pergunta, mas por livre e espontânea vontade de aparecer e dar o seu ar da graça quando menos se espera – o que é, ao natural, a melhor forma de receber uma recompensa de quando se pergunta algo às diferentes formas imbuídas no amor.



*********************

Divagações sobre um mesmo álbum (ou música, dependendo) vai ser uma "série" exatamente da forma com que o título a apresenta: divagações - um pouco diferente de "viagens", mas não me pergunte qual é a diferença - sobre um álbum, uma música.
Para ilustrar, sempre vai vir acompanhado do objeto divagado em mp3, para que todos também possam divagar juntos e buscar uma relação - provavelmente obscura, mas sempre existente - entre as diferentes imagens e idéias criadas e/ou proporcionadas pela audição do álbum/música.

Para começo de conversa, ai vão algumas músicas do "Astral Weeks", provavelmente as melhores:

1 - Astral Weeks: uma quase perfeita síntese do que é o álbum

4 - Cyprus Avenue : a mais conhecida do disco, um longo "passeio" na avenida do título.

6 - Madame George: nas palavras do clássico crítico americano, Lester Bangs:
"Madame George é o redemoinho do álbum. Possivelmente uma das mais compassivas obras musicais já feita ela monta a cena para que assistamos ao calvário de um travesti abandonado com uma simpatia tão intensa que, quando o cantor o machuca, nós também o fazemos."


********************************

Para finalizar, aí vão outras palavras de Lester Bangs, divagando também:
"Mas o lindo horror de "Madame George" e "Cyprus Avenue" é precisamente que as pessoas não estão morrendo: estamos vendo a vida em seu primor, e essas pessoas não estão sofrendo de doença, estão sofrendo da natureza - a não ser que a natureza seja uma doença."

Ah: quem quiser baixar o álbum inteiro aqui pode entrar aqui também.


..

Nenhum comentário: