2.12.2007

Os melhores álbuns do século XX (5)

.

Novamente os Beatles. O quinto melhor álbum do século segundo a revista Rolling Stone é o sexto álbum da banda inglesa: Rubber Soul.




Rubber Soul ("alma de borracha", seria um trocadilho com a soul music, rubber sole - sola de borracha) foi gravado entre os meses de Junho e Novembro de 1965 e lançado em 3 de Dezembro do mesmo ano.

Produzido pelo fiel escudeiro George Martin, é considerado o disco da "virada" da banda, onde o som se torna-se mais eclético, sofisticado e as letras mais elaboradas, deixando de versar quase que exclusivamente sobre o amor e os relacionamentos para tratar de temas existenciais, fama, drogas, entre outras assuntos.

Em 1965 os Beatles já estavam bem consolidados como popstars. Mandavam no estúdio, tinham reservados os melhores horários de gravação, opinavam e aprovavam as capas e se davam o direito de escolher o nome dos discos, o que até então não acontecia. A própria capa de Rubber Soul é um caso a parte (clique aqui para saber mais dela), mostrando a banda levemente deformada, prova de que naquela época eles começavam pouco a se importar com a imagem bem comportada feita por encomenda por Brian Epstein, predominante até então.

Além das 14 músicas gravadas para o disco, eles ainda se deram tempo de escolher duas para o próximo single: "Day Tripper / We Can Work it Out", um duplo 'lado A' não incluído no LP, mas que foram dois dos maiores sucessos da banda, ficando em primeiro lugar nas paradas britâncias e americanas (veja capa do single aqui).

Diz a lenda que este deveria ser um álbum duplo, mas a insuficiência de músicas o tornou um só. Mesmo assim, o que seria o primeiro tema unicamente instrumental dos Beatles - a música '12-Bar Original´ - foi excluída.

Veja abaixo o comentário de cada faixa (clique no nome de cada uma para ver a respectiva letra), retirado do site www.getback.com.br, com alguns comentários meus incluídos.

Lado A


DRIVE MY CAR ( Lennon/McCartney )
Gravada em 13 de Outubro 1965
Apesar de John e Paul cantarem praticamente juntos, esta música é de Paul McCartney, que também toca piano. Em sua excursão mundial de 1993, Paul usaria esta música como abertura dos shows.


NORWEGIAN WOOD (THE BIRD HAS FLOWN) ( Lennon/McCartney )
21 de Outubro 1965
Uma maneira discreta de John falar sobre um 'affair'. Foi composta na antiga mansão de John (Kenwood Home ), com Paul ajudando-o em poucas palavras. George pela primeira vez usa uma cítara - instrumento indiano que conheceu durante as gravações de 'Help!'. A cítara o aproximaria da religião oriental, que se tornaria presente na sua filosofia e música. John canta a música, com Paul fazendo o backing na parte do meio.


YOU WON'T SEE ME ( Lennon/McCartney )
11 de Novembro 1965
Uma música de Paul ainda no estilo do álbum 'Help!'. Paul canta e toca piano, além do baixo. Mal Evans toca o órgão Hammond.


NOWHERE MAN ( Lennon/McCartney )
21, 22 de Outubro 1965
Precisando com urgência de uma música e sofrendo de bloqueio de inspiração John apenas se imaginou como um 'Homem de lugar nenhum', e a música veio por si. É uma das primeiras letras "filosóficas" de Lennon, e mostra bem a evolução deste como letrista. Outro exemplo do trabalho de 3 vozes de John, Paul e George.


THINK FOR YOURSELF ( Harrison )
08 de Novembro 1965
George dando seu ar de espirituosidade e filosofia. Ele toca guitarra distorcida com o baixo. Uma revolução nos intrumentos musicais estava também acontecendo naquela época, e George de vez em quando aparecia com um pedal novo, desta vez um de distorção, que se tornaria bastante usado daí por diante. George canta, como faz na maioria das suas faixas.


THE WORD ( Lennon/McCartney )
10 de Novembro 1965
Uma das primeiras músicas que trata da palavra 'Amor' num conceito universal. Abordada mais tarde em 'All You Need is Love', seria o jargão da tribo Hippie que estava surgindo naquela época. Composta por John com ajuda de Paul. John canta, Paul toca piano e George Martin harmonium.


MICHELLE ( Lennon/McCartney )
03 de Novembro 1965
Yesterday, Michelle, Eleanor Rigby... Agora em cada disco Paul nos presentearia com uma bela balada. Assim como sua antecessora, Michelle teve um número considerável de regravações - apenas um mês depois do lançamento, ja eram 20., Isso a tornou a 2ª música com mais versões de todos os tempos (a 1ª é Yesterday) . Paul canta, sendo que teve a ajuda de uma amiga para a frase em francês. Um dos solos mais memoráveis de George pode ser ouvido nesta música.


Lado B

WHAT GOES ON ( Lennon/McCartney/Starkey )
04 de Novembro 1965
Ringo não estava numa fase boa para sua faixa nos discos. Suas últimas participações foram fracas, rejeitadas ou simplemente não ocorreram. Para este disco, Paul pegou uma antiga canção de John e a ajeitou junto com Ringo, o que a fez a única parceiria de Lennon-McCartney-Starkey e o primeiro crédito a Ringo como compositor. Tem forte influência country.


GIRL ( Lennon/McCartney )
11 de Novembro 1965
Última música a ser gravada para o disco, escrita por John para uma garota irreal. Mas não só um caso de amor. Aqui ele divaga sobre catolicismo e cristianismo. Sinal dos tempos. John canta. Paul e George fazem uma certa brincadeira no meio com a palavra 'tit'....


I'M LOOKING THROUGH YOU ( Lennon/McCartney )
10, 11 de Novembro 1965
Escrita por Paul quando Jane Asher (sua namorada) o abandonou temporariamente. Meio desculpa, meio acusação, esta foi uma maneira de Paul mandar suas mensagens pessoais. Os Beatles chegaram a gravar duas versões bem distintas dessa música. A primeira, rejeitada, encontra-se no álbum 'Anthology 2'. Paul canta e Ringo, além da bateria, toca um órgão Hammond.


IN MY LIFE ( Lennon/McCartney )
18, 22 de Outubro 1965
Uma das mais bonitas letras de John Lennon. Apesar de John afirmar que fez a melodia sozinho, Paul, em seu livro 'Many Years From Now', diz que o ajudou. George Martin toca o piano 'Elizabetano' da parte do meio. Em 1998, George Martin daria o nome de 'In My Life' ao seu CD, e nesta música, Sean Connery emprestaria sua voz numa inesquecível interpretação.


WAIT ( Lennon/McCartney )
17 de Junho, 11 de Novembro 1965
Gravada durante as sessões de 'Help', esta música de John e Paul foi abandonada e depois finalzada. John e Paul cantam, e pelo que parece, cada um fez uma parte diferente. George ainda usa seu pedal de volume na guitarra.


IF I NEEDED SOMEONE ( Harrison )
16, 18 de Outubro 1965
A 2ª música de George no disco. Precursora de 'Here Comes The Sun', já que o vocal foi feito por base no riff de guitarra, teve uma versão pelos 'The Hollies' lançada no ano seguinte. George canta sustentado por John e Paul.


RUN FOR YOU LIFE ( Lennon/McCartney )
12 de Outubro 1965
A primeira música gravada para o disco é a última faixa do mesmo. Ainda com uma certa reminescência de 'Help!', essa música foi odiada por John (como diria anos depois). O próprio John a compôs, sendo que a primeira linha foi tirada de uma música de Elvis Presley.


Clique aqui para baixar o álbum.
..



2 comentários:

carolina disse...

sou completamente apaixonada por Girl. ouvi pela primeira vez numa boate gay, no aniversário de 15 anos uma amiga. nem sei porque disse isso, mas acho que foi tão marcante.
arghhh! me diz algo, tu tem last fm? e se tiver, tá dando problema também ou é só o meu pc problematico? =/

carolina disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Xis3ncKqs2U
o vídeo do vanguart, tocando day tripper.