10.23.2006

Review (3): I Want it Loud!

.







Coletânea de 12 nomes do rock independente mostra o que todo mundo já sabia: se o mainstream brasileiro anda cada vez pior, o circuito independente é cada vez melhor



Wonkavision, Netunos, Nervoso e os Calmantes, Canastra, Eddie, The Feitos e Nelson e os Gonçalves são nomes relativamente conhecidos no underground nacional. Poderiam tocar em rádios pop, ter discos em lojas conhecidas, fazer shows nos mais variados lugares do país - enfim, deixar de ser conhecidos apenas pelo "mundinho" alternativo - se o nosso mainstream não fosse tão pobre, sempre à procura do próximo fantoche de cara bonita a ser manipulado e que se adeque a maquininha de músicas pré-programadas que toda grande gravadora parece ter. Enquanto isso não acontece (e sabe-se lá se esse futuro deixará de ser uma utopia algum dia), o que resta a essas bandas é se juntar, dividir os custos e gravar uma coletânea da melhor qualidade.

O disco começa com os gaúchos do Wonkavision, que fazem um power-pop na melhor linha dos britânicos Teenage Fanclub e dos grandes pais do estilo, o Big Star, de Alex Chilton. Seguem depois o rock'roll sessentista e jovem-guardista dos Netunos, com a bela faixa "Nosso dia" (que lembra bastante a finada Video Hits), os cariocas do Nervoso e os Calmantes e a deliciosa "Candidato a amigo", que conseguem a proeza de fazer um som de teclado de churrascaria casar perfeitamente com a letra assumidamente cafona.





O Canastra vem com "Diabo apaixonado", um rock/surf music pra lá de dançante, com umas pitadas do jazz Dixieland, um dos primeiros estilos musicais surgidos neste século e influência assumida do grupo. A quarta faixa é de Maurício Negão, "Madalena", um pouco mais rock que as anteriores, mas ainda com um espírito divertido e irônico, que parecem ser a tônica de todo o álbum. Os pernambucanos do Eddie, veteranos na cena alternativa nordestina, trazem o único samba do disco (e uma das melhores faixas da coletânea), "Pode me chamar", um samba que consegue ser moderno e clássico ao mesmo tempo, sem prejuízos de nenhum dos lados. Os cariocas do The Feitos vem com o pujante rock'roll "Pombas" , do divertido refrão " Ela me falou pra não largá-la, mas eu não me liguei por não amá-la, então ela fez macumba/ a vida não podia estar pior". Fechando o disco vem a faixa mais estranha, o eletro-rock "Viciado em Rock and Roll" , do Taw, outra banda carioca.

Organizada pela finada revista de quadrinhos Mosh! e pelo pessoal da tradicional festa carioca "Loud", o belo encarte do disco ainda consegue reunir o melhor dos dois mundos: tem 5 histórias em quadrinhos que tem como cenário a festa Loud!



***
Quem quiser conhecer mais as bandas, ou escutar algumas músicas de cada uma, pode acessar os sites (oficiais ou não) das bandas:

Eddie
Wonkavision
Nervoso e os Calmantes
Canastra
The Feitos
Nelson e os Gonçalves

Ou então a parte do site da gravadroa Rastropop que fala do disco.



..

Nenhum comentário: