9.15.2006

Reportagem (10): Cinismo rock’roll numa das grandes bandas independentes do país

.





Com três discos de carreira e preparando o quarto, o Autoramas toca pela primeira vez em Santa Maria neste sábado




Para os mais saudosos, a palavra Autoramas remete imediatamente a um dos brinquedos que mais alegrou a infância de quem viveu nos anos 80 e início dos anos 90. Para os mais ligados em música, a palavra é lembrada junto dos versos “Fale mal de mim, fale o que quiser de mim, mas por favor não deixe que em nenhum momento, eu deixe de estar no seu pensamento” de uma das músicas que mais tocaram no ano de 2000, o hino cínico do rock’roll nacional “Fale mal de mim”. Seis anos, dois álbuns, e inúmeros versos igualmente memoráveis depois, a banda Autoramas se apresenta pela primeira vez em Santa Maria neste sábado, no Macondo Bar, junto da promessa gaúcha Stratopumas. A abertura do show ainda fica a cargo dos santa-marienses da TSF.


A trajetória do Autoramas começou ainda em 97, quando Gabriel Thomaz (vocal e guitarra), se muda de Brasília para o Rio de Janeiro, e junta os amigos Simone (baixo e vocal) e Bacalhau (ex Planet-Hemp, bateria) para tocar um “rock para dançar”, com influência da surf music, jovem-guarda, new-wave e punk-rock. Gravam o primeiro disco em 2000, Stress,Depressão & Síndrome do Pânico, lançado por uma grande gravadora, a Universal. É deste disco o primeiro hit da banda nas paradas brasileiras, “Fale mal de mim”. No ano seguinte, lançam Vida Real, o segundo disco, que tem as também conhecidas “Autodestruição” e “Carinha triste”, e saem em turnê pelo Brasil inteiro e também pelo Japão, onde deixam uma versão local do disco. Em 2003, lançam o terceiro álbum, Nada Pode Parar os Autoramas, dessa vez por um selo independente. A aparição na mídia diminui, as rádios passaram a tocar menos as músicas da banda, mas o Autoramas seguiu firme no circuito independente, sendo atualmente um dos que mais fazem shows pelo país.



Da esquerda para a direita, Bacalhau, Gabriel e Selma.



No ano passado, já com a entrada da baixista Selma, a banda voltou a ganhar bastante destaque na imprensa pela gravação do memorável clipe de “Você Sabe”, que se tornou o mais premiado do VMB, a premiação mais importante de videoclipes do país, organizada pela MTV. Neste ano, enquanto preparavam um novo álbum, resolveram sair em uma tour pelo sul do país, passando por três cidades gaúchas – Santa Maria incluída, o que mostra que o pessoal do Macondo anda antenado em trazer boas atrações nacionais e regionais para a cidade.


O show de sábado promete um pouco de cada álbum, não deixando de fora os “clássicos” da banda, e trazendo também algumas novidades como “Mundo Moderno”, que Gabriel diz ser “uma das melhores músicas do Autoramas em todos os tempos”. O vocalista diz ainda que eles tocam de cinco a seis músicas do novo álbum, que está em fase final de gravação e ainda não tem nome.


-- Jornal A Razão, 14 de Setembro de 2006 --


Aí vão três músicas que eu considero como das melhores do Autoramas: "Copersucar" (clique aqui para baixar), ", Eu era pop" e "Sonhador", as três do segundo cd da Banda, Vida Real, de 2001. Aliás, elas estão nesta mesma sequência no álbum.



..

Nenhum comentário: