12.10.2008

Jamaica Music

.

Não sou daqueles que gostavam de reggae, mais pelo preconceito e estereótipos que o gênero me traz do que qualquer outra coisa. Mas eis que gente vai crescendo, os preconceitos vão diminuindo, a nossa paciência vai aumentando e, com ela, a sensação de que nada é tão simples nesse mundo - o que nos abre um sem caminho de portas para coisas que pouco tempo atrás a nossa cabeçadurice trancaria a sete chaves.

Vestido até os dentes com esse não-preconceito, digo que comecei a gostar de reggae e outros ritmos da Jamaica que nunca soube que existiam (ou nunca soube que existiam com tamanha qualidade) como o rocksteady, o ska e o dub. Parte dessa boa vontade veio desse post aqui, de autoria de meu amigo Reuben.

Ali está a indicação de um blog que é demais de bom para se conhecer os tais ritmos jamaicanos: You And Me On A Jamboree. Que, aliás, mais do que um blog, é uma festa e um podcast. Cada edição do podcast é sobre um ritmo da Jamaica, ou sobre uma fase específica da música da ilha do Caribe mais conhecida depois da do Fidel. Foi ali que escutei sobre o tal rocksteady, ritmo intermediário entre o ska e o reggae que durou alguns poucos anos do final da década de 1960, antes da explosão do reggae para o mundo.

É surpreendente como rocksteady é bom. Simples - guitarra, baixo, bateria, vocal e piano - e com toda a lerdeza malemolente que só a maconha faz com a música. E em sua maioria com letras românticas, pueris, tão simples quanto o ritmo, que lembram bastante aquelas dos primeiros anos do rock'roll

Mais surpreedente que saber que o Rocksteady é muito bom, é notar que, no blog, há vários discos do ritmo para baixar, assim como de outros tanto ritmos jamaicanos que só conhecemos através das esterotipadas que os grupos brasileiros dão na coisa.

Mas vá lá dar uma olhada no blog, ler sobre os artistas, escutar o podcast do ritmo à sua escolha. Por acaso eu escolhi o rocksteady e gostei, mas há vários outros que são passíveis de uma boa apreciação para ouvidos curiosos.

..

2 comentários:

Augusto Paim disse...

to gostando de ver essa parceria Reuben-Léo! Realmente, soh podia dar em grandes projetos!
Parabens! Fico orgulhoso de ter apresentado os dois!

Ana Maria Sousa disse...

Muito interessante essa referência ao rocksteady. É engraçado, já ouvi alguém dizer que esse é o ritmo renegado da Jamaica. É um pouco isso que se pode dizer do rocksteady... Na verdade, são espaços como o seu que ajudam a alimentar a fome que eu sinto de reggae e suas disciplinas ou influências! Se não fosse a Internet, o jeito era mesmo emigrar pra Jamaica pra estar sempre ligado na boa vibe dos caras! A propósito de locais na net, deixo aqui um que visito diariamente, é uma espécie de diretório com centenas de rádios. O reggae e derivados estão muito bem representados... É mesmo do melhor que já vi: http://cotonete.clix.pt/