7.10.2008

Brincar de ser feliz

.

Nunca tive a vontade de escutar a Fresno. Mas tinha curiosidade, porque ouvia falar deles como não "apenas mais uma banda emo", e o seu esquema de divulgação pela internet é um bom case nessa área.

Saciei minha curiosidade em um show que virou DVD na MTV que a Fresno tocava ao lado do NX Zero, For Fun, Hateen e MopTop. Vi uma banda medíocre tocando músicas que eu não tenho mais como gostar - com 22 anos fica difícil achar interessante letras dores de cotovelo repleta de clichês embaladas em melodias rápidas e gritinhos beirando aos histéricos.

Mas li em algum lugar que a Fresno "tinha crescido". Clichê perigoso esse, porque "crescer" as vezes é desculpa para guinadas que destroem o pouco de bom que bandas como a Fresno tinham enquanto jovem banda.

Mas eis que vi esse vídeo abaixo, da banda tocando "Brincar de ser Feliz", clássico imortalizado nas vozes de Chitãozinho & Xororó e em paródias alimentares nesse Brasil afora.


Eu gostei da versão. Em primeiro lugar, porque demonstra algo muito saudável para uma banda: senso de humor. Não se levar (muito) a sério é característica presente nas melhores bandas que já tocaram por aí, não preciso nem citar exemplos para justificar isso.

Em segundo lugar, porque a letra romântica, tão piegas que chega a ser boa, casou bem com a que me parece ser a proposta atual da banda: manter uma certa temática "emo" - ou de letras sobre relacionamentos, porque emo hoje virou palavrão - que é a inevitável base da banda, e, ao mesmo tempo, dar um passo além do rótulo antes que ele o aprisione para sempre, como, por exemplo, parece ser o caso do CPM 22, por mais "diferente" que eles hoje estejam soando musicalmente.

Ao tocar uma versão "rock" de brincar de ser feliz, a Fresno parece dizer: "não somos mais o que vocês acham que nós somos. Veja: estamos até brincando com aquilo que éramos!".

***

Em tempo: a Renuska fez uma resenha sobre o último disco da banda, não por acaso chamado "Redenção". Outro vídeo da Fresno tocando "Brincar de ser feliz" é esse aqui, no pocket show do My Space. A versão é acústica, parecendo mais melancólica que a do vídeo mais acima.

..

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Leo. Bem verdadeiro o que tu escreveu na parte de personalidade, pois, da parte musical não posso falar nada, nunca parei para escutar a Fresno, por preconceito, é claro(embora "eu só queria uma músicaaaa" grude que nem chiclé). Eu vi os guris no Programa do Serginho e eles são super engraçados, se saíram super bem, parecia que estavam em casa. Passei a enxergar com outros olhos. Abraços, querido. Ah! A Vera Loca tá lançando CD novo, sugestão de pauta hehe.

Renuska disse...

Cara, esse lance do Brincar de Ser Feliz é de um Estúdio Coca Cola que eles gravaram com Chitãozinho&Xororó. E é bem o que tu disse, aquela coisa beeem romântica, o tal do "emo".
E cá entre nós, Fresno e C&X é tipo a união PERFEITA.
Mas durante as minhas pesquisas fuuundas (hahah) pra mono, achei uns projetos solo do Lucas que são GENIAIS. Ele tem muito senso de humor, cara. Um dia me procura que te mando. Ele é um cara talentoso mesmo, não dá pra negar.
(eu super defendendo a Fresno HAHAHA)

beijos!

Fabiana disse...

Você só tem 22 anos, me sinto enganada agora. Pelo jeito que você escreve pensei que tivesse muito mais. Visito seu blog todos os dias e sempre me surpreendo com o seu conhecimento.