12.26.2007

Sgt. Peppers made in SM

.


Santa Maria tem uma das melhores bandas tributo aos Beatles que conheço. Ela se chama "Band on the Run", e, como o próprio nome dá a entender, toca também músicas da carreira solo de Paul McCartney - "Band on the Run" é o nome do 5º disco de Paul, e o 3º com os Wings, a banda que o acompanhou em boa parte da carreira solo.

Depois de três apresentações no Theatro Treze de Maio, principal palco cultural de SM, eles aproveitaram a data de 40 anos do clássico disco dos Beatles, Sgt. Pepper's Lonely hearts Club Band, e fizeram um show, no mesmo local, em que tinham como proposta tocar o disco na íntegra e mais ainda algumas canções do Magical Mistery Tour, com os arranjos mais próximos possíveis do original.

Para isso, os cinco integrantes da banda - Lauro Vinícius, baixo, vocais e piano; Marcos Araújo, guitarra, violão e vocais; Renato Molina, vocais; Guilherme Zanini, guitarra; Gilson Santos, bateria e percussão; e Saulo Silva, baixo e piano; - recrutaram um maestro, que teria de fazer os arranjos para o quarteto de cordas e o de sopro. Gilvano Dalagna, o "George Martin" convidado, é violonista recém-formado pela UFSM. Nunca tinha regido uma mini-orquestra no palco, mas se saiu muito bem na adaptação dos arranjos originais, bem como na condução dos músicos durante o show. Foi, certamente, o ponto alto da noite, principalmente por ter dado um toque diferenciado e exclusivo a proposta da Band On the Run.

Vale citar como destaques do show também o cuidado impecável com a cenografia e com a qualidade em si do espetáculo, no que diz respeito a iluminação do palco e a qualidade do som; a atenção da platéia, que olhava o show como quem olha uma peça de teatro, tendo o devido cuidado com o silêncio e com o bom andamento da apresentação; o vocal de Renato Molina, veterano músico da cidade que fez sua estréia na banda, tomando para si com muita propriedade os vocais originalmente feito por John Lennon, principalmente em "Lucy in the Sky With Diamonds" e nesta que o vídeo abaixo mostra, "I am the Walrus"...


E em "Strawberry Fields Forever"...



Outras amostras do show podem ser vistas aqui, inclusive das músicas cantadas por Lauro Vinícius, o "Paul McCartney" da Band on the Run. Com um timbre de voz bem parecido ao de Paul, Lauro é, sem dúvida, um dos que melhor faz o "papel" de Paul McCartney ao vivo que conheço.


Crédito foto: Estela Fonseca

..

Nenhum comentário: