8.30.2008

Gauchismo

.

Nunca fui daqueles gaúchos de "cultivar as tradições" do Estado. Um pouco porque, diferente de boa parte dos nascidos aqui no RS, não tive qualquer contato com o campo quando criança, ainda mais com o campo mítico cantado nas músicas tradicionalistas e cultuado nos CTG's. Soaria falso, portanto, se cultivasse e propagasse uma cultura que para mim, pelo menos na primeira fase da adolescência, me dissesse tanto sobre mim quanto o grunge de Seattle ou o manguebit de Recife.

Só que no Rio Grande do Sul é difícil fugir das "tradições gaúchas". Por bem ou por mal, elas estão sempre ali; é a cobertura exagerada da mídia na Semana Farroupilha, os desfiles de 20 de setembro percorrendo todos os confins do estado, a escola buscando alunos para formar os grupinhos de dança gaúcha, o churrasco aos domingos e todos os seus movimentos transformados e vendidos como clichês das tradições gaúchas, o chimarrão tomado até nos mais quentes janeiros de verão. Tudo isso, e mais a influência ativa das muitas pessoas que tinham o gauchismo como modo de vida autêntico e das outras tantas que tinha esse mesmo modo como uma boa nostalgia dos "tempos antigos", torna qualquer nascido no RS no mínimo conhecedor por tabela destas ditas tradições.

Pois bem. Essa introdução toda serve aqui neste post como uma tentativa de buscar explicações para entender o porquê desse vídeo abaixo ter me deixado tão arrepiado:


Todo esse gauchismo muitas vezes tão forçado, que idolatra uma figura criada a partir de míticos exageros de uma realidade crua do interior, no vídeo acima se apresenta com uma sinceridade difícil de contestar.

Leopoldo Rassier não interpreta, mas vive a bela letra do recém falecido Antonio Augusto Ferreira, poeta daqui de Santa Maria. O Veterano que dá nome à música é ele, e ninguém constesta. Os Serranos, no auge de sua forma técnica em 1982, enriquecem a já bonita melodia criada por Ewerton Ferreira; a introdução da música, só com os dois violões, é das coisas mais lindas já ouvidas na música gauchesca, daqueles que se põe pra repetir duas, três vezes e ela continua arrepiando o pelo dos mais emocionados.

A gaita, a percussão, os vocais de fundo, o cenário mais clássico da música do RS - do programa Galpão Crioulo, ainda hoje no ar. Tá tudo ali, sem tirar nem por, compondo uma das imagens mais cheia de significados do que é o verdadeiro gauchismo.

PS: Veterano foi vencedor de um dos principais festivais de música gauchesca do estado, a Califórnia da Canção Gaúcha, em 1980.

Ilustração tirada daqui.

.

8.28.2008

Mogwai e o post-rock

.


O Mogwai é uma banda escocesa que alguns encaixam no rótulo post-rock, que seria um rock onde as melodias, acordes, harmonias, progressões e afinações fogem do "comum" do rock que se está acostumado a escutar - aquele que o clichê reduz a algo do tipo quatro cabeludos posers tocando música "pesada".

Junto de outros ditos representantes do estilo - Tortoise, Godsepeed You! Black Emperor, God Is An Astronaut, Explosions on the Sky, Sigur Ros, dentre outros -, o Mogwai toca um tipo de música que, confessamos, não é nada fácil. São melodias algo melancólicas, recheadas de guitarras barulhentas e minimalistas, ritmos intrincados, barulhinhos esquisitos e, ainda por cima, sem vocal em boa parte das músicas.

O clipe abaixo é uma boa amostra para se iniciar em Mogwai; é um som mais tranquilo, "solar", melodioso e criativo como poucos, ilustrado por imagens que o tornam desde já uma pérola moderna do nonsense. A música é The Sun Smells Too Loud, uma das faixas do 6º disco de estúdio da banda, The Hawk Is Howling, a ser lançado no dia 22 do próximo mês.



P.S: Não só o nome das bandas do post-rock são inventivas; as músicas também. "I'm Jim Morrison, I'm Dead" e "I Love You, I'm Going To Blow Up Your School" são nomes de músicas do próximo disco do Mogwai; "The Earth Is Not a Cold Dead Place" é o nome do 3º disco do Explosions in the Sky; "All Lights Fucked on the Hairy Amp Drooling" é o nome do primeiro disco do Godspeed You Black Emperor!, dentre outras pérolas da criatividade.

.

8.24.2008

Sociedade dos roqueiros mortos aos 27 anos

.

"Forever 27" é um nome popular para um certo grupo de músicos do rock/blues que morreram aos 27 anos de idade, alguns em circunstâncias misteriosas. É o que diz a Wikipédia, e eu fiquei sabendo disso através de uma notícia que tratava de uma exposição fotográfica sobre estes Forever 27 club, em Londres, que abriu na última quinta e vai até 9 de novembro deste ano.

A exposição foca nos cinco mais famosos integrantes do seleto clube: Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain, todos mortos em ocasiões suspeitas envolvendo drogas que até hoje levantam as mais mirabolantes teorias, conspiratórias ou não - vide o filme Stoned, que trata de uma versão alternativa da morte do guitarrista do Rolling Stones Brian Jones, o verbete da wikipédia Death of Kurt Cobain, que compila várias das versões da morte do líder do Nirvana, e o livro The End, que detalha a morte do Jim Morrison.

Os preços das imagens - módicos, é claro - variam entre 325 a 950 libras, segundo o site da galeria Galeria Proud Camden, onde estão sendo expostas as fotos.

Aqui abaixo, algumas das fotos da exposição. Para ver todas, só passando lá mesmo.


Janis Joplin, por Jill Gibson.


"Kurt in Dress", por Steve Double.


Hendrix, por Jim Wiseman


Jim Morrison em show no Hunter College, NYC, 1968. Por Elliot Landy.


Brian Jones, por Philip Townsend


PS: O Times, um dos melhores jornais da Inglaterra, buscou em seus arquivos e disponibilizou na íntegra, e de grátis, o obituário de Janis Joplin, Jim Morrison e Brian Jones, tal como eles saíram nas páginas do jornal impresso. Documentos históricos interessantíssimos para dar uma olhada.

..

8.20.2008

Novo Dylan

.

Não contente com uma tour mundial no auge de seus 67 anos, Bob Dylan vai lançar um novo disco em outubro próximo. Intitulado Tell Tale Signs, o novo Dylan será uma compilação de 27 músicas gravadas no período que vai de 1988 a 2006, entre inéditas, versões alternativas e ao vivo de músicas já gravadas.

Uma das faixas, Dreaming of you, está disponível para download no site oficial de Dylan. E o disco - que é duplo - já está em pré-venda aqui, ao custo de $18,99.

Aqui dá para ver todas as faixas do disco.

Tell Tale Signs vai ser vol. 8 da chamada Bootleg series, discos que foram lançados para dar saída a um material inédito do cantor e evitar que eles acabassem sendo lançados como piratas - daí o nome "bootleg". O material desses "piratas oficiais" traz desde shows históricos do americano, como o The Bootleg Series Vol. 4: Bob Dylan Live 1966, The "Royal Albert Hall" Concert, até a trilha sonora do documentário No Direction Home, The Bootleg Series Vol. 7: No Direction Home: The Soundtrack, passando ainda pelo histórico The Bootleg Series Vol. 5: Bob Dylan Live 1975, The Rolling Thunder Revue, que documenta a tour que Dylan e mais um baita grupo de artistas fizeram para o lançamento do disco Desire, de 1976.

.

8.18.2008

Cruzeiro

.

Acredite se quiser: "Great gig in the sea" é um cruzeiro temático do Pink Floyd que vai acontecer em maio do ano que vem. O roteiro prevê saída de Miami numa sexta, ida à Nassau, nas Bahamas, e volta na segunda-feira. No caminho, três dias de show com uma banda cover do Pink Floyd, a Think Floyd USA: The American Pink Floyd Show - uma delas, inclusive, com direito a especial com a íntegra do "Dark Side of the Moon". Haverá ainda uma série de mímicos, atores, festas temáticas, jogos de perguntas, tudo tendo como tema o Pink Floyd.

Os preços ficam a partir de $379 por pessoa em cabine dupla, e os ingressos/passagens já estão à venda. Dá uma olhada no barco e nas acomodações:


cabine simples

com vista para o mar

suíte

P.s: Não to ganhando nada pela divulgação, infelizmente.

..

8.16.2008

Sexy

"Criminal", da bela Fiona Apple, um dos 50 clipes mais sexy de todos os tempos.

Esse post era pra ter saído na quinta, mas o Youtube só postou o vídeo hoje, sábado

.

8.12.2008

Grunge Drops (1)

.


Chris Cornell e seu novo single, "Long Gone", primeira faixa de um álbum a sair ainda este ano, gravado por ninguém menos que o onipresente Timbaland. Mesmo Timbaland anunciando que este é "melhor álbum que eu já produzi", não dá pra ter deixar de ter medo do que virá depois dessa insossa "Longe Gone". Esta versão é ao vivo no Tonight Show, programa de entrevistas de Jay Leno, e é um pouco menos pior do que a original.


O Stone Temple Pilots, renascido após a demissão sumária de Scott Weiland do Velvet Revolver, fará show em São Paulo, no dia 14 de outubro, o primeiro show no Brasil da banda. Segundo consta, o STP está fazendo uma tour assumidamente caça-níquel (não que isso seja um problema) pelos Estados Unidos. Para os fãs, uma mostra do repertório que eles andam tocando, compilado neste tópico na melhor comunidade do orkut, a da Revista Bizz.

1 Big Empty
2 Wicked Garden

3 Big Bang Baby

4 Sivergun Superman

5 Vasoline
6 Lounge Fly

7 Lady Picture Show

8 Sour Girl

9 Creep

10 All in the Suit That You Wear

11 Crackerman

12 Plush

13 Interstate Love Song

14 Too Cool Queenie
15 Coma

16 Down

17 Sex Type Thing

18 Sin
19 Dead and Bloated

20 Trippin’ on a Hole in a Paper Heart

..

8.07.2008

Posters

.

O Pearl Jam tem tradição em criar belos posters para os seus shows. Em 2007, eles juntaram os posters relativo ao período de 1995-2007 no livro Pearl Jam vs. Ames Bros: Thirteen Years of Tour Posters. Ames Bros é uma empresa criada por Jeff Ament, baixista do PJ, e Barry Ament, seu irmão, para produzir cartazes de turnês e arte de discos.

Quando do lançamento deste livro, a Rolling Stone americana fez um especial com alguns destes posters. Reproduzo dez deles aqui neste post.



Indianapolis, Indiana. 17 de agosto de 1998. Por M. Atherton.



Montreal, Quebec/Toronto, Ontario. 9 a 15 de agosto de 1998. Por C. Schultz.


"Not only do I remember this gig, but recall seeing someone in the crowd who looked exactly like that." — Eddie Vedder.
Knoxville, Tennessee. 6 de setembro de 1998. Por C. Schultz.


Melbourne, Australia. 18 e 20 de Fevereiro de 2003. Por C. Schultz.


Chicago, Illinois. 18 de junho de 2003. Por B. Ament.


Show em benefício de um centro de estudo do Câncer de Próstata, a pedido de Johnny Ramone, que sofria (e morreu) do mesmo mal. Santa Barbara, California. 28 de outubro de 2003. Por C. Schultz.


Detroit, Michigan. 22 de março de 2006. Por B. Ament.


Chicago, Illinois.16 de maior de 2006. Por C. Schultz


Pittsburgh, Pennsylvania. 23 de junho de 2006. Por B. Ament.

..

8.05.2008

Clipping de terça

.

Jackons Five pode voltar. Pena que, parece, seria só para uma premiação.

O último dia de John Lennon, parte um e dois, em texto do bom blog português Sound+Vision.

Para baixar os shows do último Lollapalooza, o conhecido festival americano que sempre está de volta. Tem Radiohead, The Racounters, Blues Traveler, Wilco, Rage Against the Machine...

Por falar em Radiohead, Thom Yorke comunica que há uma nova e melhor versão do inovador clipe de "House of Cards" para baixar.

Irmão do Rogério Flausino (mais um) lança o Manifesto Agroboy, uma das maiores barbaridades já vistas nos tempos recentes;

Uma visão satírica e outra mais crítica ainda sobre os shows no Brasil do Muse, a banda que um dia tentou ser o Radiohead mas se perdeu nos clichês do heavy metal e da auto-ajuda.

Relação de músicas e a capa do novo disco do sempre pretensioso Rappa.

Pra fechar, listinha da Rolling Stone com os 15 melhores últimos discos de artistas.


P.S: A foto de abertura do post é do mega-colisor de hádrons - ou a "máquina do fim do mundo" - produzido no CERN, o laboratório que inventou a Web, na Suiça. Mais imagens e informações no blog do Matias.

..